A definição do local dos dois clássicos cariocas da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira à tarde. A Federação Estadual de Futebol do Rio de Janeiro resolveu defender que Botafogo e Fluminense seja realizado no Engenhão no dia 4 de dezembro ao enviar um comunicado à CBF com a assinatura de Rubens Lopes, presidente da entidade máxima do futebol carioca.
No comunicado, Rubens Lopes engrossa o argumento do presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, de que o estádio é administrado pelo clube de General Severiano e, além disso, a partida da última rodada é de mando de campo da torcida alvinegra. Por isso, de acordo com o presidente da Ferj, não faz sentido com que o clássico contra o Fluminense seja disputado em outro estádio.
A grande novela sobre o mando de campo do clássico da última rodada se dá por conta da disputa de dois clássicos cariocas ao mesmo tempo. Além de Botafogo e Fluminense, Vasco e Flamengo se enfrntam na última rodada no mesmo horário. Como o Vasco ainda disputa o título brasileiro, especulava-se que o duelo cruzmaltino fosse realizado no Engenhão. No entanto, mesmo sem chance de conquista, o Glorioso defende o direito de usar seu estádio.
A CBF ainda não se manifestou quanto ao local dos jogos entre os clubes cariocas da última rodada. A entidade só deve oficializar os locais de jogos após a 37ª rodada, por conta dos resultados. O Engenhão será um dos locais do clássico e o Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, deve ser o outro palco. No entanto, apenas na segunda-feira deverá ter uma definição sobre o clássico.
Confira a nota na íntegra:
\"Prezado Dr. Virgílo Elíseo,
DD DIretor de Competições da CBF
Vimos pelo presente informar que o Botafogo FR, através do presidente Mauricio Assumpção, mantém sua posição quanto à utilização do Engenhão em todos os jogos em que este clube tiver o mando de campo. Tal determinação se ampara, fundamentalmente, no fato de o Engenhão ser o estádio oficial do Botafogo FR e todos os clubes em igual situação jogam nos seus respectivos estádios, quando detentores de seus mandos de campo.
Atenciosamente,
Rubens Lopes\"
De todos os clubes, apenas Vasco, com 65 pontos, e Fluminense, com 62, têm chances matemáticas de chegar ao título. Flamengo e Botafogo, com 57 e 55 pontos, respectivamente, lutam apenas por uma vaga na Libertadores. Os resultados desta 37ª rodada podem até definir a situação de todos os clubes na competição.