Futebol

Fernando conta com 36 clássicos cariocas no currículo para superar o Flumine

Entrar no Maracanã lotado, ver o show das torcidas na arquibancada e a camisa do tradicional rival a vestir os adversários da vez. A experiência de disputar um clássico carioca pode ser novidade para muitos jogadores, mas não para o zagueiro Fernando. Ninguém no Vasco, ou mesmo no Fluminense, conhece melhor o que significa a partida de sábado, que definirá um dos finalistas da Taça Guanabara.

Aos 29 anos, Fernando já entrou em campo para disputar 36 clássicos do futebol carioca. A experiência acumulada por Flamengo e Vasco servem de ensinamento para mais um justamente na véspera do Carnaval. O zagueiro tem saldo positivo: são 19 vitórias e dez derrotas. Quanto mais se aproxima o momento de enfrentar o Fluminense, mais o zagueiro se cerca para que o Vasco chegue à vitória. É uma partida diferente, com certeza. E considero que para as nossas pretensões não é só mais uma partida. É a partida. Para conseguirmos alguma coisa lá na frente no campeonato teremos de passar por ela. Teremos de tomar muito cuidado com tudo para esse jogo.

Será um clássico entre equipes grandes, que querem muito ser campeãs – explicou o zagueiro.

Pelo Vasco, Fernando disputou até o momento seis clássicos. O retrospecto lhe é altamente favorável: quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota. O jogador esteve presente nas melhores atuações contra os tradicionais rivais desde 2008. O peso da sua experiência nesse tipo de confronto pôde ser medido justamente no dia em que esteve ausente. Na semifinal da Taça Rio do ano passado, o Vasco foi goleado por 4 a 0 pelo Botafogo e o zagueiro, machucado, desfalcou o time. As lembranças ainda estão vivas na memória.

– Aquele era o dia do Botafogo.

Maicosuel estava num dia realmente maravilhoso. Não estávamos num dia legal e Carlos Alberto estava jogando no sacrifício. Eles ganharam e não conseguiram vencer o segundo turno. Como eu disse, não era para ser a gente. Esse ano espero que seja – disse Fernando, esperançoso.

Confira bate-fola, com Fernando

Qual será o foco da preparação para a semifinal?
Temos de corrigir aquilo que temos feito de errado e tentar manter as coisas boas. Temos de descansar um pouco também. Às vezes, estamos jogando e não percebemos, mas está sendo muito desgastante, ainda mais com o calor que está fazendo.

Com quais características do Vasco o Fluminense deve se preocupar?
Com todas. Temos feito gols de cabeça, gols de falta, com a bola rolando. Temos sido uma equipe muito versátil. Acho que temos condições de vencer tanto quanto o Fluminense.

As voltas de Maicon e Fred chegam a preocupar?
O Fluminense todo preocupa. O ataque deles já tem um entrosamento, a base se manteve. O clube trouxe apenas jogadores de qualidade para complementar. E nós estamos trabalhando para a semifinal. Estamos preparados psicologicamente para o jogo . Fisicamente, estaremos preparados.

A defesa vai se recuperar em relação à última partida?
O rendimento da defesa, no esquema em que a gente joga, depende da equipe inteira. A gente não joga individualmente. A nossa defesa está bem.

Fonte: Lance
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150