Com 31 anos, Fernando Prass foi um dos jogadores mais experientes com quem Souza trabalhou no Vasco da Gama. O guarda-redes que brilhou na U. Leiria acredita que o FC Porto fez uma excelente contratação, elogiando não só as capacidades futebolísticas do médio como o seu caráter. \"É um menino bem pacato e de origem humilde. Não é aquele tipo de jogador de futebol que ambiciona sair muito cedo do país para ganhar dinheiro. Ele nunca teve pressa, esperando pelo momento certo. É uma pessoa tranquila, que gosta de estar com a família\", destacou o guardião gaúcho.
Dentro do campo, Souza assume-se como trinco de origem, mas pode desempenhar outras funções. \"É bom na marcação, quando alinha à frente dos centrais, embora às vezes jogasse um pouco mais à frente. É um médio que pode até subir pelas laterais para ajudar a baralhar o adversário\", referiu o guarda-redes.
Em suma, a ligação perfeita: \"O Souza vai para um clube organizado, que disputa sempre os primeiros lugares. Para o FC Porto também é bom. Pelo que sei, contratou-o por um valor razoável para um atleta de 21 anos que foi vice-campeão do Mundo. É um jogador com potencial.\"