Futebol

Fernando Prass e Fagner devem viajar para a Bolívia

Quando disse durante a semana que o empate em casa com o Corinthians poderia ser bom, Juninho Pernambucano certamente não imaginou um jogo com circunstâncias como o de ontem, em que o Vasco, por duas vezes, esteve em vantagem no placar. Nem que sofreria um estiramento na batata da perna esquerda que, além de ser determinante para a queda de rendimento do time e o resultado final , tiraria-o do importante confronto do próximo domingo, contra o Inter, no Beira-Rio. Como Élton levou o terceiro cartão amarelo e Dedé estará com a seleção brasileira, o técnico Cristóvão Borges começa a semana ciente de que terá pelo menos três desfalques em Porto Alegre.

O Vasco viaja nesta manhã para Cochabamba, na Bolívia, onde na quarta-feira faz o primeiro jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana contra o modesto Aurora. Cristóvão preferiu não revelar a lista de jogadores relacionados para a viagem. Limitou-se a dizer que quase todos os titulares permanecerão no Rio. A estratégia é fazer como no início do Brasileiro, quando o clube disputava paralelamente a Copa do Brasil e jogou nas primeiras rodadas com um time misto.

A oportunidade será dada àqueles que têm jogado pouco.

O goleiro Fernando Prass, que já havia manifestado o desejo de jogar, e o lateral Fágner, são exceções. Como vêm de um período de inatividade, o volante Nilton e o meia Felipe, que ficaram no banco ontem, também devem viajar, assim como Élton, suspenso.

— Tentaremos tirar proveito de todas as formas desse jogo — avisou Cristóvão. — Vamos escolher uma forma de jogar que permita com que o time siga jogando bem.

Felipe no lugar de Juninho As entradas de Vítor Ramos na zaga e de Alecsandro no ataque para o jogo contra o Inter, em que mais uma vez estará defendendo a liderança do Campeonato Brasileiro, pouco mudam a maneira do time jogar. Jumar, que se recupera de um problema muscular, também deve reaparecer na esquerda. Hoje, o ponto de interrogação na cabeça de Cristóvão é justamente o substituto de Juninho. Felipe só não começa jogando se ainda se mostrar fisicamente muito abaixo do restante do grupo.

Contra o Corinthians, por exemplo, quando Juninho saiu, Cristóvão abriu mão da qualidade e da experiência do meia e lançou o jovem Allan.

— Se entrasse, Felipe iria jogar num setor que lhe exigiria muita marcação e força. Por isso, optei por outro jogador — explicou o treinador, que, além de Allan, terá Fellipe Bastos novamente à disposição.

O Vasco tem ainda outro desafio nas 11 rodadas que vão definir o campeão brasileiro: equilibrar as ações entre os setores direito e esquerdo, sob o risco de se tornar um time previsível. Ontem, a equipe praticamente só levou perigo pela direita, com Fágner e Éder Luís. Com Márcio Careca muito mal e Diego Souza preso à forte marcação pela falta de um companheiro com quem jogar, o lado esquerdo não só não funcionou como, no fim da partida, quase se torna o caminho para uma virada do Corinthians no placar.

— Jogamos muito pela direita, não foi bom — afirmou Cristóvão.

— Isso facilitou a marcação sobre o Diego, que foi menos acionado do que deveria.

A perda de quatro pontos em São Januário nos últimos dois jogos — empates com o Atlético-PR e Corinthians — não chega a preocupar Cristóvão.

Ele lembrou que, da mesma forma que deixou escapar pontos importantes, o Vasco goleou o Cruzeiro fora, além de ter vencido o Grêmio com autoridade em casa: — O Vasco vem jogando bem independentemente do lugar. Temos é que corrigir alguns pontos para melhorar ainda mais o desempenho.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150