Futebol

Fernando Prass quer evitar tropeços do início da Taça Guanabara

O Vasco arrumou a casa, trocou os móveis e está de pintura nova . Coincidência ou não, tudo ficou pronto às vésperas da estreia na Taça Rio, que pretende se concretizar como o recomeço do time de São Januário no Campeonato Carioca, após o pior início de estadual da história do clube. O marco zero vascaíno na competição ainda será fora de seus domínios, na sexta-feira de carnaval contra o Macaé.

— Temos a vantagem que zerou tudo e teremos a chance de recomeçar. Mas vai ser jogo a jogo para não deixarmos acontecer de novo — disse o goleiro Fernando Prass, que foi poupado do treino de ontem à tarde após sentir dores na região lombar no treinamento da manhã, na Praia da Barra da Tijuca.

O time vai reabrir as portas de casa à torcida apenas na semana que vem, contra o Duque de Caxias. Depois da folia do carnaval, a Quarta-Feira de Cinzas chega para apagar de vez os maus resultados e a má impressão deixados nos primeiros meses do ano. A conquista da Taça Rio e a vaga na final do Carioca serão as provas de que todas as reformas, internas e externas, não foram apenas paliativas. Há oito anos sem conquistar títulos na Primeira Divisão, o Vasco não quer ficar fora da festa novamente, ainda mais tendo o maior rival garantido seu lugar na decisão.

— Independentemente se fosse o Flamengo ou o Boavista o campeão, a pressão no Vasco vai ser sempre enorme. A cobrança vai continuar — garante o goleiro e capitão.

Vestiário inaugurado

Cobranças e apoio que certamente estarão presentes no reencontro com a torcida depois de mais de um mês afastados — o último jogo em casa foi contra o Americano, dia 6 de fevereiro, na vitória por 3 a 0 que marcou a estreia do técnico Ricardo Gomes. Além do time que desde então mudou totalmente a postura em campo, os vascaínos vão encontrar São Januário com novos desenhos nas arquibancadas e nas cadeiras sociais. Desenhos escolhidos por eles próprios que receberam o retoque final na semana passada.

Não vão poder ver, no entanto, o novo vestiário. Inaugurado ontem, este será espaço exclusivo dos jogadores. A não ser na festa de inauguração que teve a presença do presidente Roberto Dinamite, vices-presidentes do clube, diretores, conselheiros e sócios.

— Estamos dando mais conforto e mais qualidade aos atletas, mas vamos cobrar em campo — afirmou o presidente Roberto Dinamite.

Eles viram um pouco da história vascaína em detalhes nas paredes, com nomes de craques e grande times. Os jogadores atuais receberam cada um, armário com foto, nome, número e camisa. A 10, no entanto, está vaga. Quem sabe à espera da oficialização do contrato com Diego Souza. O meia não foi relacionado para a última partida do Atlético-MG, no fim de semana.

Quem já ganhou o seu aprovou, mas sabe que a diferença vai ter de ser feita dentro de campo. Todos ainda buscam melhorar pequenos detalhes individualmente ou para o coletivo. Assim como o clube terá de resolver as poucas goteiras da área social, que surgiram com a chuva forte de ontem à tarde. Ramon, por exemplo, tem feito a sua parte.

— Estou voltando a ter sequência, estou feliz, mais confiante. Recuperei a força e a parte física — disse.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150