A frase, em termos de conclamação, foi criada por mim em meados dos anos 70, quando o Vasco deu a grande arrancada para o seu primeiro título de campeão brasileiro, em 74, com Agathyrno Silva Gomes na presidência e Roberto Dinamite em campo.
Revivo a frase que lancei ao ar na minha época de repórter de campo do rádio para conclamar a gigantesca torcida vascaína a estar amanhã em seu estádio. É uma noite especial, pelo momento delicado que o futebol do clube atravessa. Sua presença, vascaíno, é fundamental.
O Vasco precisa se superar em momento tão delicado e difícil. Com espírito forte, capacidade de reação, apoiando o técnico substituto e passando energia aos jogadores, que não podem nem devem se abater porque são eles que vão resolver em campo.
É importante o Vasco iniciar o segundo turno ganhando amanhã. A vitória, se possível com boa exibição, servirá para amenizar o clima de tristeza que tomou conta do clube e fazer com que o time, na sequência, mantenha o bom papel do primeiro turno ou até o supere.
Hoje, às 18 horas, o Vasco reza missa na acolhedora capela de Nossa Senhora das Vitórias, em São Januário. Com certeza, Frei Enéas terá palavras sublimes para pedir que Ricardo Gomes, como todos queremos, tenha plena recuperação. Assim será. Deus é mais.
A situação, embora delicada, anima a todos pelas palavras dos médicos e pela luz de Deus. Ricardo Gomes, em coma induzido, tem situação clínica e neurológica estável. As funções orgânicas estão normais. Amanhã haverá novo boletim, que esperamos seja melhor a cada dia.
Cristovam Borges ganhou ontem o apoio do comando do clube, efetivado como técnico. Ele conhece bem o elenco e sabe como dar continuidade ao trabalho porque trabalha em sintonia com Ricardo Gomes há muitos anos.
O novo técnico é querido pelos jogadores, como disse ontem o goleiro Fernando Prass: Ele tem todas as condições de continuar o que o Ricardo vinha realizando. Cristovam resume: Temos que ter muita força para superar momento tão difícil e delicado. O grupo é forte e maduro, sabe como se comportar. O papel dos torcedores será importante. Precisamos do apoio de todos pelo bem do Vasco.
Vasco x Ceará, amanhã, às 18 horas, em São Januário. O Vasco não terá Fagner e Jumar, suspensos. Alan volta na direita e Julinho, se nada sentir no treino de hoje, ou Marcio Careca, na esquerda. Amanhã, a zaga do Vasco será Dedé e Renato, e domingo será Renato Silva e Vítor Ramos, de vez que Dedé viaja quinta com a seleção para Londres. No primeiro turno, em Fortaleza, o Vasco venceu (3 a 1) com time misto.
A campanha do Vasco em casa no primeiro turno: cinco vitórias 2 a 0 no Santos e no Internacional; 3 a 0 no America Mineiro; 1 a 0 no Palmeiras e 2 a 1 no Atletico Paranaense; três empates em 1 a 1 com Figueirense, Bahia e Fluminense; a única derrota 3 a 0 para o Cruzeiro e o único 0 a 0, domingo, com o Flamengo. No turno, o Vasco marcou 26 gols 11 no primeiro tempo e sofreu 21.