O Vasco completa hoje 108 anos e depois de três décadas de lutas judiciais, finalmente o clube deu início à construção do novo Centro de Treinamento Almirante Heleno de Barros Nunes, no Km 3 da Rodovia Washington Luís, em Duque de Caxias. Foi inaugurado ontem o primeiro campo de futebol do empreendimento. E o segundo já tem data para ficar pronto. Será no dia 28 de outubro deste ano. \"Agora sinto que um sonho foi realizado. Hoje é uma data tão ou mais importante que a da compra da sede de São Januário, há 80 anos\", comentou o presidente do clube, Eurico Miranda.
O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, também compareceu à festa para demonstrar toda a sua satisfação em ter em seu município um centro de esportes de 130 mil metros quadrados. \"Agradeço o empenho do presidente Eurico Miranda em trazer esse centro para Caxias. Faremos aqui o maior CT do Brasil e, talvez, do mundo. Além de se tornar a maior indústria de craques do nosso país\", discursou o prefeito.
A solenidade foi iniciada com uma homenagem ao almirante que esteve à frente da antiga Confederação Brasileira de Desportos, durante os anos 70, e que hoje dá nome ao centro esportivo. \"O Almirante Heleno Nunes merece esse pequeno gesto. Foi aqui nesse local que ele teve a visão de desenvolvimento para essa região, trazendo esporte para Caxias. Portanto essa é a homenagem do Vasco para a grande pessoa que ele foi\", afirmou Eurico, exibindo a pedra fundamental na presença da viúva do almirante, Maria Luiza Nunes e das filhas Luiza Helena e Regina Helena.
Durante o cerimonial, o presidente do Vasco fez questão de destacar a importância da prática do esporte na vida de crianças e jovens.
\"Esse centro de treinamento é para quem começa e não para quem está no auge. Não foi fácil implantar esse espaço. Aqui o Vasco vai iniciar a sua caminhada. É para essas crianças que estão aqui é que o CT está sendo feito\", disse Eurico, para cerca de 50 crianças vestidas com uniformes representando os esportes praticados no clube centenário. No fim, todos receberam a bênção de padre Lino, da Capela de São Januário.