A Fifa vai testar na próxima Copa Árabe, que começa em 30 de novembro no Qatar, uma nova tecnologia que detecta automaticamente situações de impedimento e envia em menos de um segundo uma resposta ao VAR. A informação foi publicada pelo jornal britânico The Times.
Será um teste para que o sistema seja utilizado na Copa do Mundo de 2022, que também será disputada no Qatar, no final do ano que vem. A Copa Árabe reúne 16 seleções do Oriente Médio e norte da África.
A tecnologia manda instantaneamente uma confirmação para o VAR quando um jogador está em posição de impedimento, e então cabe à equipe de arbitragem determinar se há infração (se o jogador tocou na bola ou interferiu de alguma outra forma com a jogada).
O sistema funciona com 12 câmeras posicionadas em volta do campo, com uma inteligência artificial que detecta o momento do passe e a posição de cada jogador com base em 29 pontos diferentes do corpo de cada atleta.
A tecnologia usada pela Fifa será da empresa Hawk-Eye, a mesma que fornece o software da atual linha de impedimento do VAR. Segundo o The Times, autoridades da arbitragem na Inglaterra esperam usar o sistema também na Premier League a partir da temporada 2023/24.