O Vasco aguarda com ansiedade o término dos campeonatos neste fim de semana. O encerramento das competições será o pontapé inicial para o Gigante da Colina concretizar ao menos duas negociações: a do atacante André, do Santos, e a do zagueiro Rafael Vaz, do Ceará. Além disso, o clube estará de olho na decisão do Campeonato Português, no qual uma vitória do Porto do goleiro Helton levará o Dragão ao título. A conquista pode quem sabe? antecipar o retorno do ídolo a São Januário.
André e Rafael Vaz estão envolvidos nas finais de respectivos Estaduais e entrarão em campo domingo. Justamente por isso, o Vasco paralisou as conversas. Os dois atletas, porém, já são considerados muito próximos de um acerto.
Na Vila Belmiro, o clima já é de despedida para André. Internamente, a diretoria admite que o atleta não está nos planos para o Brasileirão e o discurso é de adeus para o atacante na decisão contra o Corinthians. Para completar, o Peixe praticamente selou a contratação de outro jogador para a posição, o jovem William José, que estava no Grêmio, fato que dá mais um indício de que André está de saída.
No caso de Rafael Vaz, as bases salariais com o Vasco estão acertadas e o zagueiro já manifestou à diretoria cearense a vontade de defender o Cruz-Maltino, desejo este compartilhado pelo empresário dele, Reinaldo Pitta. Para selar o negócio, o Vasco deverá ter um aporte de um investidor, que financiará os cerca de R$ 500 mil referentes aos direitos econômicos do atleta.
Com as duas conversas encaminhadas, a tendência é que eles sejam anunciados semana que vem.
Já Helton tem contrato com o Porto até junho de 2014, mas já manifestou o desejo de um dia voltar ao Vasco. Diretor-executivo cruz-maltino, René Simões tem trocado e-mails com o goleiro.