Quem não gosta de analisar números no futebol? Para os jornalistas, sempre rendem boas pautas. Para os torcedores, servem para cada um saber se posicionar numa discussão com o amigo que torce para o rival ou, simplesmente, como um dado relevante.
Fluminense e Vasco, que fazem a semifinal da Taça Rio deste sábado, chegaram ao jogo 200 em Campeonatos Cariocas no último confronto, com a vitória tricolor por 2 a 1. Aliás, o Tricolor ainda leva pequena vantagem na história deste clássico em Estaduais, mas não no geral.
Das 200 partidas em Cariocas, o Flu venceu 74, o Vasco, 71, e houve ainda 55 empates. O clube das Laranjeiras marcou 286 gols e o da Colina, 275. É comum os tricolores mais antigos se referirem ao Vasco como freguês. Para os mais novos, porém, fica até difícil entender o motivo.
Como já escrevi aqui mesmo nesse blog, só no século XXI os dois clubes se enfrentaram 36 vezes. E foram 14 vitórias do Vasco e apenas seis do Fluminense, computados ainda 16 empates (sete deles nos últimos dez jogos).
E é justamente por causa desta campanha recente em cima do rival grená, verde e branco que o os cruzmaltimos se vêm na frente, com boa margem de segurança. Em 331 partidas na história, são 126 vitórias do Vasco, 113 derrotas e 92 empates.
Só como curiosidade, que pode ter alguma relevância para os mais supersticiosos tricolores, Flu e Vasco já se enfrentaram três vezes no dia 12 de abril, data do jogo decisivo deste sábado. E o Tricolor venceu todas: 4x2 em 1928 (Amistoso, em São Januário), 3x2 em 1981 (Brasileirão, no Maracanã) e 3x0 em 1987 (Estadual, no Maracanã).