Foi na Vila Belmiro, no dia 20 de julho de 2005, na partida contra o Santos, que o técnico Renato Gaúcho fez sua estréia como técnico do Vasco. Na época, o time cruzmaltino vinha de sete jogos sem vitória e lutava contra o rebaixamento, mas surpreendeu e, de virada, derrotou o Peixe por 3 a 2.
Geilson marcou duas vezes para os santistas, enquanto Anderson (hoje no futebol croata), Fernandinho (de volta ao Criciúma) e Alex Dias (atualmente no São Paulo) fizeram os gols do Vasco, que já amargava dez anos sem ganhar no campo do Santos em Brasileiros.
Domingo, Renato voltará à Vila. Se, em 2006, o Vasco não está brigando nas últimas posições, tampouco vive um bom momento. Já são três jogos sem vitória. Por isso, o treinador já avisou que usará o resultado daquele confronto de um ano atrás para motivar seus jogadores.
- No ano passado, ganhamos na Vila quando estávamos em uma situação bem pior. O jogo é difícil? É. Mas não é impossível vencer lá. Precisamos acreditar - diz Renato.
Passado mais de um ano daquele confronto, o Vasco mudou bastante. Do grupo atual, participaram daquela partida apenas o lateral-direito Wagner Diniz, o lateral-esquerdo Diego, o volante Ygor e o apoiador Morais.
Compare a escalação do time que entrou em campo na estréia de Renato Gaúcho com a que provavelmente jogará neste domingo:
Vasco em 20 de julho de 2005: Ellinton, Wagner Diniz, Ciro, Gomes e Diego; Ygor, Ives, Felipe Alves e Morais (Fernandinho); Alex Dias e Anderson (Dominguez).
Provável Vasco de domingo: Cássio, Wagner Diniz, Fábio Braz, Jorge Luiz e Diego; Andrade, Amaral, Ramon e Morais; Jean e Edílson.