Uma verdadeira pedreira. É isso que espera o Vasco nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), quando o time visita o Cuiabá na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), pela rodada de ida da segunda fase da Copa do Brasil. Isso porque o adversário conquistou dois títulos em menos de uma semana e promete dar grande trabalho para o campeão carioca, que na etapa anterior do torneio mata-mata eliminou o Rio Branco-AC.
O Cuiabá conquistou na última quinta-feira o título da Copa Verde quando ninguém esperava. Isso porque havia perdido por 4 a 1 como visitante e conseguiu impor ao Remo um 5 a 1 na volta. Já na última segunda-feira foi a vez de dar a volta olímpica no Campeonato Mato-Grossense, com um caneco conquistado após empate por 1 a 1 com o Operário. Na etapa anterior da Copa do Brasil o Cuiabá eliminou o Murici-AL.
Diante de um rival que vem de grandes conquistas, o técnico do Vasco, Doriva, prega a cautela: "O time do Cuiabá já mostrou nesta temporada que tem muita qualidade e por isso mesmo precisamos estar atentos para não sermos surpreendidos. Não podemos pensar que vamos encontrar facilidades porque isso não vai acontecer. A partida exige um grau de entrega muito grande, ainda mais porque é uma partida em sistema eliminatório, onde um dia ruim pode colocar o trabalho todo a perder", declarou Doriva.
Na visão dos jogadores vascaínos, será muito importante marcar gols como visitante, um dos principais critérios de desempate. Se ganhar por dois ou mais gols de diferença o campeão carioca se classifica sem a necessidade do duelo de volta, previsto para o dia 20 de maio, a quarta-feira da próxima semana, em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).
"Temos que jogar uma bela partida se quisermos deixar a classificação melhor encaminhada para a partida de volta. Vamos enfrentar um adversário de qualidade, que vem embalado e que com certeza vai fazer de tudo para eliminar o Vasco. Precisamos ser eficientes e fazer um resultado que nos interesse", alertou o lateral esquerdo Christianno.
Pelo lado do Cuiabá, o técnico Fernando Marchiori se mostra preocupado com o desgaste do plantel, já que o jogo será pouco mais de 48 horas depois da decisão do Campeonato Matogrossense. "É desumano jogar dessa maneira, com uma maratona de jogos decisivos. São três decisões em menos de uma semana e não dá para fazer milagre. Conversei com os jogadores e espero que eles sintam menos o desgaste", avisou o treinador.
Em termos de escalação o Cuiabá faz mistério, até porque Fernando Marchiori pretende observar o estado físico dos atletas e o risco de lesões para definir a escalação para este jogo. Já pelo lado do Vasco, a equipe terá a mesma base do empate sem gols com o Goiás, no domingo, pela estreia no Campeonato Brasileiro. Porém, uma mudança vai ser feita. O atacante Dagoberto será poupado e Marcinho assume seu posto. O classificado do encontro entre Vasco e Cuiabá vai enfrentar na terceira fase da Copa do Brasil quem se sair vitorioso do embate entre Atlético-GO e América-RN.