Sem conseguir vencer nos seus domínios, o Vasco tentará, contra o Fortaleza, melhor sorte jogando na casa do adversário. A partida desta quarta-feira, às 19h30, no Castelão, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, é a oportunidade que as duas equipes precisam para tentar se afastar da zona de rebaixamento.
Com apenas nove pontos, Fortaleza e Vasco ocupam, respectivamente, as 15ª e 16ª posições, e são, portanto, os últimos times colocados fora da zona de risco. O retrospecto das duas equipes é idêntico, mas os cearenses levam a melhor no saldo de gols (-4 contra -5).
Dos cinco jogos disputados no Rio, o Vasco empatou três (Inter, Flu e São Paulo) e perdeu dois (Corinthians e Botafogo). As duas únicas vitórias no Brasileirão, contra Ponte Preta e Grêmio, foram conquistadas longe da Cidade Maravilhosa e, contra o Fortaleza, o time cruzmaltino tentará estragar a festa dos anfitriões mais uma vez.
\"Eles vão jogar no domínio deles e vamos tentar tirar proveito de um possível nervosismo. Eles perderam de goleada para o Fluminense e a torcida pode pegar no pé se eles não fizerem gols. Temos que ter tranqüilidade para finalizar as jogadas\", disse o volante Andrade à Rádio Tupi.
O Vasco está há quatro partidas sem vencer, mas o técnico Renato Gaúcho diz não estar preocupado com os maus resultados. Para ele, os seus comandados têm apresentado um bom padrão, o que diminui o problema.
\"De maneira alguma [estou preocupado]. O Vasco ocupa a 16ª posição. O décimo é o Atlético-PR, com o mesmo número de pontos que a gente. Há cinco, seis, sete equipes com o mesmo número de pontos\", ressaltou o treinador, lembrando o salto que a equipe pode dar na classificação em caso de vitória.
Os times
Mas Renato Gaúcho terá importantes desfalques para a partida. Considerado o ponto forte da sua equipe, as jogadas de contra-ataque realizadas por Morais, Edílson e Valdiram poderão estar comprometidas, já que os três estão lesionados.
No lugar de Morais, o meia Abedi será o responsável pela armação das jogadas, ao lado de Ramon, que retorna ao time depois de cumprir suspensão. O ataque será formado por Ernane e Faioli, oriundos do banco de reservas.
O Fortaleza também faz campanha ruim e precisa da vitória para subir na tabela. Mas assim como o Vasco, o Leão tem desfalques importantes. O volante Chicão (cartão vermelho) e os meias Bechara e Mazinho Lima (terceiro amarelo) estão suspensos.
Mas o técnico Márcio Bittencourt faz mistério quanto à escalação que vai mandar a campo. No último coletivo, em que manteve o esquema 3-5-2, com Galeano atuando como terceiro zagueiro, o treinador aproveitou o jovem meia Eusébio, de 20 anos, que deverá atuar na armação.
\"Estou confiante pra fazer uma grande partida e garantir meu lugar na equipe. Esse é o meu objetivo\", disse Eusébio, que tem a chance de fazer a sua estréia nos profissionais do Fortaleza.
FORTALEZA x VASCO
Data: 31/05/2006 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: estádio do Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP)
Assistentes: Ana Paula Oliveira (Fifa) e Marcelo Carvalho (ambos de SP)
Fortaleza
Albérico; Alan, Glauber e Galeano; Ivan, Dude, Preto Casagrande, Eusébio e Patrick; Rinaldo e Maurílio
Técnico: Márcio Bittencourt
Vasco
Cássio; Wagner Diniz, Fábio Braz, Jorge Luiz e Diego; Ygor, Andrade, Ramon e Abedi; Ernane e Faioli
Técnico: Renato Gaúcho