Nessa data (19/02), há exatos 53 anos, era fundada a FORÇA JOVEM, fruto de uma arquibancada agitada, num contexto em que o VASCO não era campeão desde 1958, um cenário não muito diferente dos dias atuais. O detalhe é que naquela época o povo estava nos estádios, com ingressos acessíveis, Brasil Bicampeão Mundial, o Futebol era literalmente a alegria dos Brasileiros.
E foi nessa arquibancada popular com secura de títulos que a FJV foi se moldando, ela é o resultado das gerações que acompanhavam o VASCO nas décadas de 40, 50 e 60. Naquela época existia uma fidelização muito grande nos jogos, laços pessoais foram sendo construídos, os mais antigos da geração EXPRESSO DA VITÓRIA revoltados com a situação vivida, falavam de um VASCO grande no qual eles deveriam acreditar. Foi nesse ambiente de revolta e com muita esperança, que surge o maior movimento popular do VASCO DA GAMA, a famosa FORÇA JOVEM DO VASCO. Ela não surge, como muitos pensam, como uma torcida de bairro; ela surge grande, com pessoas de todas as regiões e classes sociais. A FJV é o somatório de forças da arquibancada do VASCO nos anos 60.
No ano de sua fundação, o VASCO volta a ser Campeão Carioca, mostrando que a FJV é pé quente e imprescindível. Nos anos subseqüentes, com uma postura progressista, a torcida passa a cobrar cada vez mais melhores times. Diante disso, os dirigentes, com a pressão popular exercida, formam times cada vez mais fortes, resultando no primeiro título Brasileiro de um time carioca.
Em 1971, um ano após a nossa fundação, surge também Carlos Roberto de Oliveira, mais conhecido como Roberto Dinamite, que logo em seguida explodiu e se tornou o maior jogador da história do Clube, conquistando títulos, batendo recordes e contribuindo direta ou indiretamente com o crescimento da nossa torcida.
E hoje, 53 anos depois, podemos afirmar que: onde há VASCO, há FORÇA JOVEM.
AQUI SE APRENDE A AMAR O VASCO!!!
#VascoDaGama 💢 #ForçaJovemVasco