Carioca, 17 anos, 1,78 de altura e jogadora de futebol. Diferente da maioria dos jovens de sua idade, a goleira Nicole Nascimento de Medeiros já tem um currículo cheio. Conhecida como musa das traves, ela jogou na seleção brasileira feminina no Torneio Mundial de Futebol Social (2011) em Paris, França, ganhando a medalha de bronze. Mas essa é apenas uma de suas muitas realizações.
Nicole começou a jogar bola aos 9 anos de idade, na escolinha do Vasco, no Cachambi, Rio de Janeiro. Foi a única menina que permaneceu nas aulas até o final do ano. Quando sua família se mudou para a Taquara, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, três anos depois, ela começou a jogar como atacante no time feminino do Projeto da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), na Praça da Merck.
No ano seguinte, Nicole jogou em duas equipes: Suderj e Flamengo. Quando abriu a escolinha do Flamengo, ela ficou jogando com os meninos, foi aí que começou de fato a agarrar, escondido de mim (risos), conta Erica Lucia Nascimento, mãe da goleira. Nicole explica que a mãe não queria que ela se machucasse no gol, mas no fim acabou aceitando.
Outras oportunidades apareceram quando Nicole, já aos 13 anos, foi para o Team Chicago Brasil. Ela começou jogando na linha em setembro e foi convidada a ir para o gol em outubro, devido à altura e habilidade. No fim do ano recebeu das amigas o título de Luva de Ouro, conta Erica com orgulho.
Foi no TCB que a jogadora conheceu o Futebol Social. Como as outras meninas participavam do teste para o futebol social, eu acabei participando também, para viajar. Foi bem gratificante. Aprendi também as culturas das outras jogadoras e as músicas que elas cantavam antes dos jogos (risos), comenta Nicole.
Após Torneio de Futebol Social, a jogadora foi convocada para a Seleção Sub 17 e para a Seleção Principal, na qual treinou com a famosa atacante Marta. Ela joga muito e acaba aumentando o grau das defesas no gol. É bom para experimentar algo mais forte, declara.
Todas as suas conquistas contam com o incentivo da família: além da mãe, Nicole também mora com a avó, Carmen, e os irmãos, Gabriela e Erick. A jogadora recebe ainda o apoio do Colégio de Aplicação Dr. Paulo Gissoni, onde é bolsista, e do técnico Alexandre Mathias, do TCB, que a treina no projeto de futebol social.
No momento, Nicole joga pelo TCB e pelo Botafogo. Seu sonho é estudar no exterior, pois estará recebendo apoio maior com relação a sua carreira de atleta. Visitar países com culturas diferentes e trocar conhecimentos com outras equipes são de grande importância para seu desenvolvimento. Nem sempre dá pra ganhar todos os jogos, mas sempre se aprende com as competições, declara Erica.
Participação de Nicole em competições: Copa Zico (2009), pelo Team Chicago Brasil (TCB); Mundial de Futebol Feminino Sub 17 em Trinidad e Tobago (2010), pelo TCB; Torneio Mundial de Futebol Social (2011); Torneio Internacional de São Paulo, (2011), pela Seleção Brasileira de Futebol Feminino Principal; Campeonato Sul Americano Sub 17 (2012), na Bolívia, pela Seleção Brasileira de Futebol Feminino Sub 17; Intercolegial (2012), pelo Colégio de Aplicação Dr. Paulo Gissoni, da Taquara; e Mundial de Futebol Feminino Sub 17 (2012), no Azerbaijão, pelo TCB.