Neste sábado, dia 29 de março de 2025, a equipe de Futebol de Mesa do Vasco da Gama participou de um Tour exclusivo para seus atletas e familiares no Complexo Esportivo de São Januário. A visita foi conduzida por Walmer Peres, Historiador do Club de Regatas Vasco da Gama e Coordenador do Centro de Memória do clube, proporcionando uma imersão na rica história do Gigante da Colina, com destaque para os Camisas Negras, de 1923, e à Resposta Histórica de 1924.
Durante a visita, o atleta e coordenador do Futebol de Mesa vascaíno, Igor Quintaes, realizou uma doação especial ao Espaço Experiência. Ele entregou dois times de Futebol de Mesa personalizados: um representando a escalação de uma seleção do time masculino de todos os tempos e outro com a primeira formação do time feminino do Vasco. Essa iniciativa não apenas contribui para a preservação da história do esporte, mas também valoriza ainda mais o legado do clube. Ele também presenteou Walmer Peres com uma camisa do Futmesa em homenagem a todo seu trabalho em prol do Vasco da Gama.
A visita guiada oficial realizada no Complexo Esportivo de São Januário levou os visitantes a uma intensa e surpreendente viagem pela história do clube. Durante o percurso, é destacada a importância do Vasco não apenas no esporte, mas também na história política e cultural do Brasil.
Os atletas puderam visitar o Espaço Experiência, a Tribuna de Honra, o Campo de Jogo, as estátuas de Roberto Dinamite e Romário, a Capela Histórica, o Mural do goleiro Barbosa e o Parque Aquático. No entanto, os atletas do Futebol de Mesa não puderam conhecer o vestiário e a sala de imprensa, pois estavam sendo preparados para o confronto de amanhã, 30 de março, na estreia do Vasco no Campeonato Brasileiro contra o Santos.
O atleta Felipe Drago, que recentemente foi campeão da 1ª Etapa do Campeonato Estadual Individual, Regra Dadinho, na categoria sub-18, foi reconhecido no Espaço Experiência e posou para foto ao lado de seu pai e do historiador Walmer, recebendo o carinho de toda a equipe vascaína.
A visita especial reforçou o orgulho e a identidade dos atletas do Futebol de Mesa com a história do Vasco, mostrando que a tradição do Gigante da Colina se estende muito além dos gramados.