A Divisão de Futebol de Mesa do CR Vasco da Gama encerrou sua 10ª temporada no esporte com números expressivos, foram diversas conquistas ao longo da temporada que entraram para a história do futmesa cruz-maltino e fizeram com que a temporada fosse considerada a melhor de todos os tempos.
O Gigante da Colina mais uma vez conquistou a América, desta vez, com o histórico título sulamericano na modalidade Bola 12 Toques. A equipe formada por Alexandre Lages, Igor Monteiro, José Antônio e Marcelo Lages fez história ao conquistar o 1° Sulamericano Interclubes de Bola 12 Toques, realizado no mês de novembro na cidade de Rosário na Argentina. Na mesma competição, Igor Monteiro e Marcelo Lages ficaram com o vice-campeonato nas disputas individuais das modalidade Bola 12 Toques e Subbuteo respectivamente.
Em 2012, tivemos a realização do Mundial de Futebol de Mesa na cidade do Rio de Janeiro, o Brasil se sagrou bi-campeão mundial na modalidade 12 Toques, com dois atletas vascaínos na equipe (Marcelo Lages e Rhaniery), fazendo ainda uma campanha histórica na modalidade Sectorball, ficando com o vice-campeonato, com quatro atletas vascaínos na equipe (Igor Monteiro, Marcelo Lages, Robson Marfa e Weber Gomes). Individualmente, Marcelo Lages e Rodolfo conquistaram o Mundialito nas modalidades Sectorball e Bola 12 Toques respectivamente e a dupla forma pelos vascaínos Igor Monteiro e Marcelo Lages ficou com o Bronze no Mundial, sendo a melhor colocação de uma dupla brasileira na história da modalidade. A seleção brasileira bi-campeã mundial, conquistou ainda na temporada o título sulamericano na Argentina, com dois atletas vascaínos na equipe (Igor Monteiro e Marcelo Lages).
Internacionalmente, o atleta vascaíno Marcelo Lages conquistou os títulos do II Brazil´s International Open e II Friendship´s Cup, ambas as competições na modalidade Sectorball.
No cenário nacional, mais uma vez os atletas vascaínos mostraram a força do futmesa cruz-maltino, o bi-campeonato na modalidade Sectorball e o Brasileiro Interclubes Máster elevaram o número de conquistas nacionais da equipe vascaína. Na modalidade Dadinho o Vasco ficou com o vice-campeonato brasieliro. Individualmente, Marcelo Lages e Rhaniery conquistaram o título máximo do futmesa nacional nas modalidades Sectorball e Bola 12 Toques em suas respectivas categorias.
Em âmbito estadual, o Vasco conquistou o inédito título interclubes na modalidade Disco, se tornando o único clube campeão estadual em todas as modalidades disputadas na FEFUMERJ - Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro. Individualmente, Marcelo Lages conquistou seu terceiro título estadual na modalidade Pastilha, sendo o 1° no Sênior, Ramos chegou ao Hepta-campeonato na categoria Máster na modalidade 12 Toques e Robson Marfa conquistou seu 3° título estadual, desta vez, na categoria Livre da modalidade Disco.
Com isso, a temporada 2012 acrescentou no histórico de conquistas do futmesa vascaíno, 2 mundialitos, 1 sulamericano interclubes, 2 brasileiros interclubes, 2 brasileiros individuais, 1 estadual interclubes e 3 estaduais individuais.