A equipe infanto-juvenil do Vasco da Gama está na semifinal do Campeonato Estadual após dois duelos emocionantes contra o Instituto Mangueira.
Após empate na primeira partida, na casa do time verde e rosa, em 3 a 3, o Vasco necessitava de uma vitória simples para se classificar no tempo normal, no segundo jogo, em São Januário, o que não aconteceu.
Em um jogo atípico, o Vasco abriu o placar no final do primeiro tempo com Jovi, que driblou o goleiro e balançou as redes. O Mangueira arriscava bastante nos chutes de longe, que deram certo no segundo tempo, no qual conseguiram o empate, a virada e emplacaram 4 a 1, deixando o time do Vasco perdido em quadra.
Ainda não curtiu a nossa FanPage no Facebook? Clique aqui e acompanhe o trabalho da CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco por lá!
Após os 3 gols mangueirenses, o treinador Marco Avellar colocou o goleiro-linha. Em saída de bola errada e sem goleiro do Vasco, o visitante com belo gol de longe por cobertura ampliou o placar para 4 a 1, faltando cerca de sete minutos para o término do jogo. A missão era inglória: empatar o jogo para levar à prorrogação ou virar o jogo com pouco tempo à disposição. Mas o uso do goleiro-linha logo surtiu efeito. Faltando 5 minutos, após pressão cruzmaltina, o Mangueira acabou marcando um gol contra, 4 a 2. E depois o Vasco não tinha alternativa, era partir para cima ou partir para cima, e de tanto atacar, o Vasco conseguiu empatar a partida e fechar no tempo normal em 4 a 4. Os dois gols foram marcados por Pedro Henrique, que atuou como goleiro-linha, e Ricardo, ambas de forma muito parecida, com o autor do gol apenas complementando de primeira com o goleiro batido praticamente em cima da linha. A superiodade numérica com o uso do goleiro-linha fez a diferença. O gol de empate foi marcado faltando 40 segundos para o término do tempo normal.
Na prorrogação o Vasco tinha a vantagem do empate, ou seja, agora o Mangueira que tinha que vir para cima. O Vasco soube se postar muito bem defensivamente e em nenhum momento sofreu grandes perigos, pelo contrário, conseguiu fazer um gol e sacramentou a classificação com a vitória na prorrogação, 1 a 0, novamente com Jovi, como é chamado o camisa 9 João Vittor.
O adversário do Vasco sairá do duelo entre Casa de España/Botafogo x Helênico, no primeiro jogo no Rio Comprido, o CDE/Botafogo venceu por 7 a 3.
A outra semifinal será disputada entre Flamengo e Fluminense, que eliminaram ARFAB e América respectivamente.
Campanha do Vasco da Gama no Campeonato Estadual Infanto-Juvenil (Sub-17):
1ª fase
17/08 - Montanha Clube 3 x 9 Vasco da Gama (local: ginásio do Montanha Clube)
24/08 - Vasco da Gama 2 x 5 ARFAB (local: São Januário)
28/08 - AABB-Rio/K Esportes 5 x 11 Vasco da Gama (local: ginásio da AABB)
07/09 - Vasco da Gama 9 x 2 Helênico (local: São Januário)
11/09 - Iguaçu/Celecau 4 x 19 Vasco da Gama (local: Vila Olímpica de Nova Iguaçu)
14/09 - Vasco da Gama 2 x 0 Fluminense (local: São Januário)
21/09 - Vasco da Gama 7 x 1 Montanha Clube (local: São Januário)
26/09 - ARFAB 5 x 4 Vasco da Gama (local: Bradesco, na Tijuca)
02/10 - Vasco da Gama 3 x 2 AABB-Rio/K Esportes (local: São Januário)
24/10 - Helênico 6 x 7 Vasco da Gama (local: ginásio do Helênico)
30/10 - Vasco da Gama x Iguaçu/Celecau (local: São Januário) - Vitória do Vasco por W.O.
02/10 - Fluminense 7 x 2 Vasco da Gama (local: Grajaú Country)
Quartas de final
09/11 - Instituto Mangueira do Futuro 3 x 3 Vasco da Gama (local: Vila Olímpica da Mangueira)
15/11 - Vasco da Gama 4 (1) x (0) 4 Instituto Mangueira do Futuro (local: São Januário)
Por: Raphael Caminha - caminharaphael@gmail.com