Em sua última edição, o projeto "Papo na Colina", que visa aproximar através de palestras as equipes de futebol do Vasco da Gama, chegou ao futsal. É nas quadras que a maioria dos atletas que hoje defendem (ou defenderam) as categorias de base iniciaram a trajetória no Gigante de São Januário. Alex Teixeira e Philippe Coutinho, que brilham atualmente na Europa, são alguns exemplos.
Para marcar o começo do projeto no salão, o escolhido foi o meio-campista Mateus Vital. Atualmente com 17 anos, o jovem defende o time sub-20 e acumula passagens pelas Seleções Brasileira sub-15 e sub-17. O armador possui uma trajetória vitoriosa no clube, onde chegou cinco anos para atuar justamente no futsal. A visita de Mateus Vital ao local de treinamento das categorias iniciais do
futsal ocorreu no final da última semana.
Ao perceberem a presença da promessa cruzmaltina, os pequenos atletas foram à loucura e o encheram de abraços. A palestra, conduzida por Marcos Geovani, diretor do Departamento Infanto-Juvenil, foi iniciada minutos depois. Na oportunidade, Mateus Vital relembrou seu começo, destacou a importância da dedicação diária nas atividades e respondeu perguntas dos presentes.
- A emoção de participar desse projeto é muito grande. Me fez voltar no tempo e lembrar como tudo começou. Graças a Deus, só tenho lembranças boas de minha passagem pelo salão. Sei que tenho uma responsabilidade muito grande a partir de agora, não só por conta da palestra, mas principalmente por saber que sou uma referência para muitos daqueles meninos. Eles possuem um sonho e um objetivo idênticos ao meu - declarou Mateus Vital.
Durante a visita, o camisa 10 do time júnior, que se recupera de uma fratura na clavícula direita, reencontrou alguns profissionais que contribuíram para sua formação, incluindo o vice-presidente José Mourão e Marcos Aurélio, atual comandante da equipe sub-11 e seu primeiro treinador na Colina Histórica. Ao término da palestra, Mateus Vital distribui autógrafos e posou para fotos com os pequenos vascaínos.