Enquanto a equipe principal brilhou, a base foi alvo de polêmica no Vasco. O ex-diretor executivo Rodrigo Caetano deixou o clube sem esconder a insatisfação com a forma como a qual as divisões inferiores vinham sendo conduzidas. No entanto, para quem fica, a promessa é de uma geração que dará alegrias ao clube, o que pode acontecer já em 2012. Para o auxiliar-técnico Gaúcho, o time cruz-maltino está bem servido de novos talentos.
Segundo ele, jogadores como Allan e Romulo são a prova de que o Vasco possui uma boa fábrica de jogadores. Gaúcho também aposta em revelações como o meia Marlone para ajudar a equipe na próxima temporada.
- O Allan e o Romulo se destacaram e chegaram à Seleção Brasileira. O Vasco está no caminho certo, apostando nos jovens mesclados com os mais experientes. Procuro dentro de tudo que aprendi no futebol passar para os atletas que eles devem consolidar a carreira deles. Aposto em grandes promessas para 2012. O Marlone é um jogador que vem evoluindo - disse ele à Rádio Brasil.
Gaúcho ainda lembrou que o elenco que terminou 2011 conta com jogadores que ainda poderão despontar na próxima temporada.
- O Max teve sua situação atrapalhada por várias lesões. O Jonathan é outro que vai jogar também esse ano. O Luan é um zagueiro que você pode colocar no time sem problema. Tem o Alessandro, Diogo, que são jovens com futuro, que não estão de passagem pelo Vasco, mas terão carreiras sólidas - apostou.