Vascaínos que formam nossa imensa torcida bem feliz!
Hoje, dia 21 de abril de 2013, nós não comemoramos apenas um ato de rebeldia que, para muitos, deu origem à nossa nação e nem a véspera da chegada dos portugueses que vieram colonizar o país que hoje vivemos e chamamos de Brasil.
Nós, cruzmaltinos, temos outro evento para encher o peito, aquele onde brilha a cruz de malta, de orgulho, admiração e respeito.
Sim, porque exatamente no dia 21 de abril, do agora longínquo ano de 1927, o Club de Regatas Vasco da Gama inaugurava seu lindo estádio, mundialmente conhecido como São Januário!
Mas nosso sentimento não é apenas pela existência do nosso estádio. Isso QUALQUER CLUBE QUE SE PREZE TEM...
O que mais nos alegra é saber como e principalmente POR QUÊ, ele teve que ser construído!
O como já demonstrava a nossa diferença. Não ganhamos terras do governo ou de famílias ricas. Compramos nosso terreno com dinheiro de associados e torcedores.
Para ficar ainda mais belo, o governo de Washington Luiz não permitiu a importação de cimento europeu, pois o clube do subúrbio, dos caixeiros, que aceitou negros e pobres em seu seio, não poderia ter um estádio maior que todos os clubes da zona sul do Rio ou das oligarquias paulistas...Afinal o que pensava esse povinho abusado, que ganhara o campeonato dos meninos ricos e bem nascidos e que se recusou a expulsar os segregados racial e socialmente dos seus quadros?
Pois bem, não apenas construímos o maior estádio do Rio de Janeiro (até 1950), do Brasil (até 1940) e da América (1930), como criamos uma nova técnica de construção para levantar esse colosso, que como todos sabem, foi palco de solenidades políticas importantes, desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, foi usado pelas forças armadas Brasileiras na Segunda Guerra Mundial e agora se prepara, no começo do século XXI para ser uma das sedes dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016!
Agora vem o por que...
Quando subimos para a 1ª divisão em 1923, não acreditavam em nós. Era apenas mais um clube da zona norte para servir de sparing dos então donos da cidade.
Mas não apenas fomos campeões, surrando todos eles, como fomos BI em 1924!
Diante disso, as elites conspiraram contra o Vasco, tentando nos expulsar e denegrir nossas conquistas.
Nos chamaram de profissionais, numa época em que isso soava como xingamento; Desfizeram dos nossos atletas, porque alguns não tinham estudo. E finalmente vieram com um ultimato, que nós recusamos orgulhosamente. Não abandonaríamos nossos atletas negros, mulatos e pobres, nossos campeões!
Envergonhados do seu racismo e prepotência sujas, criaram então a obrigatoriedade de cada clube ter seu próprio campo para mandar suas partidas.
Ora, eles não sabiam com quem estavam mexendo...
Para nós Vascaínos, covardia, prepotência e arrogância são verdadeiras declarações de guerra!
Nossa resposta foi não apenas ter um campinho qualquer, mas como falei acima, UM VERDADEIRO GIGANTE PARA ÉPOCA e que até hoje chama atenção pela sua beleza única, sendo considerado pelo canal de turismo do Discovery, um dos 10 estádios mais belos do mundo.
Mas para nossos adversários, é território hostil, como saiu na imprensa latino americana em 2011...Tremam mesmo, respeito é bom e nós adoramos!
Quem no mundo pode dizer que seu estádio tem uma História dessas?
Para nós, torcedores que levamos a cruz de malta no lugar do coração, é o nosso estádio, nosso amado caldeirão, palco de glórias e dramas que fazem parte da nossa mais que centenária e linda História.
Mas para mim é outra coisa...É a minha segunda casa, uma extensão do meu lar...Eu te amo, meu São Janú!
Parabéns pelos seus 86 anos.
Mais fotos marcantes de São Januário em nosso album.