O lateral-esquerdo Gilberto, do Hertha Berlin, está acostumado a disputar partidas decisivas em sua carreira. No futebol brasileiro, jogou muitos clássicos de grande importância (Cruzeiro e Atlético-MG, GreNal e Fla-Flu). O jogador afirma, porém, que nenhum deles se compara ao duelo entre Vasco e Flamengo.
- A pressão nos dois clubes é bem parecida, há muita cobrança. As torcidas são grandes e exigem muito dos jogadores. É sem dúvida o maior clássico do futebol brasileiro, até mesmo pela tradição dos dois clubes. Ver o Maraca lotado é algo muito especial. O Eurico tem razão: é um campeonato à parte - afirma o lateral, reserva de Roberto Carlos na Copa da Alemanha.
Gilberto já vestiu a camisa dos dois times e revela não ter preferência por nenhum deles nesta final. Mas deixa escapar que guarda um carinho especial pelo clube rubro-negro.
- Minha família toda é flamenguista, mas como profissional não posso dizer que torço por um ou por outro. Posso dizer que o jogo envolve sempre nervosismo, o jogador pensa muito em campo, sabe que se fizer uma besteira vai ficar marcado, vai ouvir provocação das duas torcidas. E sabe que se tiver boa atuação, será consagrado e ficará \"bem na fita\".
Vasco e Flamengo fazem o primeiro jogo da Copa do Brasil no dia 19 de junho. A segunda partida está marcada para o dia 26 do mesmo mês.