Ok. A Cabofriense até teve mais oportunidades enquanto a diferença no placar era mínima e o goleiro Tiago acabou como o um dos melhores em campo, com pelo menos cinco defesas espetaculares.
Mas quem acertou efetivamente a moldura foi o Vasco. Daí ter saído com a vitória de 5 a 1 que lhe garantiu a vaga nas semifinais da Taça GB, contra o Flamengo.
Essa, aliás, tem sido, nesse Estadual, a distância entre grandes e pequenos, nas raras ocasiões em que esses ganham um mínimo de coragem para atacar, como ocorreu ontem, numconfronto em que o Cabofriense não tinha, na prática, outra opção. A equipe treinada por Aílton Ferraz é, como se diz, “certinha”, mas não
soube ser decisiva, como já ocorrera – vocês lembram? – no empate por 1 a 1 com o Bota, quando perdeu chance excelente no finzinho. O Vasco fez 1 a 0 logo aos sete minutos, numchute longo de Morais, e relaxou o suficiente para permitir que o adversário aproveitasse os espaços, obrigando Tiago a praticar três defesas em
seqüência, uma concluída à queima-roupa deWesley da pequena área. Mas a diferença entre os times acabou ficando evidente no finzinho do primeiro tempo, quando Calisto tomou a bola da zaga, como se rouba o doce da mão de uma criança, e cruzou para Morais, que escorou para Alan Kardec, de cabeça, meter 2 a 0.
No intervalo, Aílton Ferraz trocou peças, mas parecia improvável que o seu time pudesse reagir. E acredite: o Vasco tinha tanta certeza que poderia ganhar quando quisesse que voltou a ser preguiçoso até a metade da etapa final.
A torcida ensaiou vaias. Charles descontou. Mas o Vasco não tardou a confirmar a tese da distância entre grandes e pequenos marcando mais dois gols em seguida, com Leandro Bonfim, Alex Teixeira, esse num pênalti de Vanderson em Morais, e Calisto. Aliás, só para não ser injusto, vale dizer que Morais, pelo conjunto da obra, ficou no nível de Tiago, e que – quem sabe – se ambos estivessem de uniforme verde o resultado pudesse ser um pouco diferente.
Tiago fez pelo menos cinco defesas sensacionais e saiu de campo como um dos melhores em campo
Morais (um gol, duas assistências, pênalti sofrido) também teve atuação destacada.