O Vasco terá uma novidade em seu gol neste domingo, às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). O goleiro Fernando Miguel fará sua estreia substituindo Martín Silva – que está com a seleção do Uruguai que disputará a Copa do Mundo – justamente contra o Bahia, seu principal rival nos últimos quatro anos e adversário marcante em sua carreira.
Ex-Vitória, o arqueiro ficou marcado no começo do ano por ser um dos protagonistas de uma confusão que culminou numa violenta pancadaria no clássico baiano, após o meia Vinícius, do Tricolor, fazer uma dancinha na comemoração, e Fernando Miguel o reprimir com veemência. Em seguida, os antigos companheiros do goleiro passaram a agredir o jogador adversário e o tumulto em campo resultou em punições no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).
"Aquilo foi uma infelicidade muito grande. Eu fiquei decepcionado comigo mesmo, por ter saído da razão e ter iniciado aquela confusão toda. Fica aqui também o meu pedido de desculpa, não só ao torcedor do Vitória, mas também para o que é apaixonado por futebol. Foi um momento triste, que eu quero apagar", disse ao jornal "Correio" no início de maio.
No retorno ao Rio de Janeiro após a vitória por 2 a 0 sobre a Universidad de Chile, o goleiro Martín Silva transmitiu energias positivas a seu substituto antes de se apresentar à seleção do Uruguai e disse não se sentir ameaçado:
"Não é a primeira vez que acontece do clube contratar outro goleiro. Para mim, é o contrário. O sucesso dele será o sucesso do Vasco. Quero retornar da Copa do Mundo com o Vasco em boa fase".
Entre lesões, suspensões, convocação e afastamentos, o Vasco terá um time inteiro de desfalques para enfrentar os baianos.
Entre os afastados por indisciplina estão Paulão, Wellington, Evander e Gabriel Félix. No grupo dos lesionados, Thiago Galhardo, Rildo e Ramon. Há também os suspensos Andrés Rios, Riascos e Breno e o convocado para a Copa do Mundo: o uruguaio Martín Silva.