Goleiro do Porto há seis anos e atuando no futebol lusitano há quase dez, o brasileiro Helton é destaque na imprensa do país como um dos melhores da posição na Europa. O ex-vascaíno, camisa um do atual líder do Campeonato Português detém a impressionante média de apenas 0,29 gols sofridos por partida. Após 24 rodadas disputadas na competição, o jogador sofreu apenas sete gols e é exaltado com um dos destaques da equipe.
Orgulhoso, o arqueiro brasuca comentou o feito, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.
- Estou muito feliz. É maravilhoso estar em um clube como esse e, com tantos jogos, ajudar a equipe a sofrer poucos gols. Muitas pessoas vem me dar os parabéns na rua pelo trabalho que tenho feito. É gratificante - afirmou.
De acordo com o jornal \"A Bola\", a performance supera a de Jesualdo Ferreira na temporada 2007/08, quando o arqueiro chegara à 25ª rodada tendo levado nove gols apenas (média de 0,37). O goleiro de 32 anos também falou sobre as chances de título da equipe que, além da liderança do Campeonato Português, está nas quartas de final da Liga Europa.
- Estamos alegres por conseguir manter o nível sempre, o que não é fácil. Manter a liderança, pôr as médias de gols sofridos baixas, estar em um campeonato com a dimensão da Liga Europa, é muito bom. Mas todos tem estado com os pés no chão e o clube tem dado toda a estrutura. É impecável com a força que nos dá - comentou.
Quanto às expectativas para o futuro, Helton se diz satisfeito no Porto e conta que seu sonho é alcançar os objetivos da atual temporada.
- Meu contrato aqui é até junho de 2012 e até lá, vamos ver o que vai ser feito. Até o momento, estou bem à vontade aqui, focado, sem me preocupar com isso. Minha vida é muito boa, minha família está feliz. São coisas que se põe na balança e só o tempo poderá responder. Mas meu sonho agora é levantar essas taças que estamos disputando e cumprir meu contrato.
O goleiro revela que tem saudades do Brasil, e que acompanha partidas pela televisão e internet.
- Brasil é sempre Brasil. Sinto saudades do Brasil, do futebol brasileiro, do Vasco, sempre dá um frio na barriga lembrar de como era.
Questionado sobre o companheiro Hulk, que tem sido um dos principais nomes do Porto, Helton se diz impressionado.
- A gente só tem a agradecer pelo que ele tem feito. Eu particularmente não tinha tanto conhecimento do futebol dele, mas conversei com pessoas que falaram extremamente bem da capacidade dele antes de chegar e agora ele comprova isso. Sem dúvida nenhuma ele está correspondendo bem demais - concluiu o camisa um.