O goleiro Rafael foi um dos poucos jogadores a ser poupado pela torcida vascaína pelo rebaixamento do time à Série B do Campeonato Brasileiro. O goleiro, de 24 anos, virou titular na reta final da competição e teve grandes atuações. Em 11 jogos, sofreu 17 gols. Agora, o camisa 1 espera se firmar no Vasco e ter o contrato renovado. O vínculo de Rafael com o clube vai até o fim do Campeonato Carioca.
- Gostaria de permanecer para ajudar a trazer o Vasco de volta ao lugar que merece no cenário nacional. Gostaria de renovar - disse o goleiro, que veio do Itumbiara, de Goiás.
Apesar do rebaixamento da equipe alvinegra, Rafael ficou feliz com o reconhecimento dos torcedores. Ele espera que 2009 volte a ser um ano de alegria para os cruzmaltinos.
- Infelizmente eu não pude ajudar o grupo a fugir do rebaixamento, mas fico feliz de a torcida reconhecer o meu trabalho. Se eu ficar no Vasco para disputar a Série B, eu vou dar tudo para que o Vasco volte logo para a Primeira Divisão. A torcida está de parabéns, mas infelizmente no campo não deu tudo como a gente queria. Agora é tentar retribuir todo esse carinho no futuro - disse Rafael.