Na penúltima colocação, com apenas quatro pontos em 24 possíveis (aproveitamento de 17%) e com risco de terminar a 8ª rodada na lanterna, em caso de vitória do Grêmio Barueri sobre o Joinville, na noite desta sexta-feira, em Santa Catarina, o Ipatinga segue se reforçando. O goleiro Rafael, de 28 anos, que defendeu o Fluminense, entre 2009 e 2011, chegou por empréstimo ao clube do Vale do Aço, com contrato até o final deste ano.
Com 1,92 m de altura, Rafael disputou o último Campeonato Paulista pelo Botafogo de Ribeirão Preto e tentará ajudar o Ipatinga a reagir na Série B do Brasileiro e escapar do rebaixamento. O goleiro participava do grupo do Fluminense que conseguiu reação fulminante na Série A do Brasileirão, em 2009, quando se salvou da queda, vencendo sete e empatando três jogos nas últimas 10 rodadas. No ano seguinte, ele integrou o elenco campeão brasileiro sob o comando de Muricy Ramalho.
\"A vida de jogador de futebol é complicada. A minha mesmo sempre foi. Conseguimos evitar o rebaixamento com o Fluminense em 2009. Neste ano, escapamos da queda com o Botafogo-SP no Paulistão. Temos que matar um leão por dia. As dificuldades sempre existem\", afirmou Rafael, em entrevista ao site oficial do seu novo time.
\"No Ipatinga não é diferente. Temos que trabalhar muito, juntamente com o treinador (Mazola Júnior), que tem muita qualidade, para tirarmos o Ipatinga dessa situação\", complementou o goleiro, que passou também por Vasco, Palmeiras e Atlético-GO, de acordo com informações divulgadas pela assessoria do time ipatinguense.
O Ipatinga foi derrotado nas últimas seis partidas consecutivas, cinco delas sob o comando de Mazola Júnior. Na terça-feira passada, a equipe mineira foi derrotada pelo Guarani, por 1 a 0, com gol sofrido aos 43 minutos do segundo tempo. Os quatro pontos do Ipatinga foram obtidos em uma vitória e um empate, em seus dois jogos iniciais.