O Vasco inicia a campanha na Libertadores nesta quarta-feira (30) diante do Universidad de Concepción. A equipe chilena existe há apenas 24 anos e tem no goleiro Cristian Muñoz uma de suas grandes referências.
O argentino é titular absoluto do técnico Francisco Bozán e tem como uma das curiosidades o fato de ser nove anos mais velho que o próprio treinador: 40 a 31. Além da idade, a altura de Muñoz também chama atenção.
O "Tigre" possui 1,77 m, altura considerada baixa para a posição. Como comparação, ele é apenas dois centímetros mais alto que Jorge Campos, icônico goleiro do México nos anos 1990, e 10 cm a menos que Martín Silva, titular do Vasco.
Apesar da pouca altura e da idade avançada, o goleiro foi um dos destaques do Universidad de Concepción no Torneo Clausura de 2017. Em 15 jogos, a equipe sofreu apenas 13 gols, sendo a segunda melhor defesa da competição. A terceira posição foi suficiente para garantir a vaga na fase prevista da Libertadores.
"Para nós é muito importante contar com um grande goleiro e uma excelente pessoa como Cristian. Ele é um cavalheiro dentro e fora de campo", elogiou o presidente Mario Rodríguez ao anunciar a renovação do contrato do goleiro até o final de 2018. "Ele é o símbolo do jogador que buscamos ter em nossa equipe pela sua personalidade".
Universidad de Concepción e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), em Concepción (CHI). A partida de volta está marcada para o dia 7 de fevereiro, no mesmo horário, em São Januário.