Um jogador que não responde as perguntas. Treinador pedindo desconto em hotel. Jogadores hospedados na \"casa\" do treinador. Apagão. E até um sapo. A época de pré-temporadas do futebol brasileiro começou com uma série de curiosidades. O UOL Esporte fez uma lista para você saber qual a tendência para 2011 e percebeu que os principais clubes brasileiros estão abandonando uma velha tradição: viajar. Além de alguns apostarem na estrutura própria, fatores econômicos também influenciaram diretamente na decisão de dirigentes dos grandes centros do futebol brasileiro. Confira:
Os times cariocas são praticamente os únicos que mantiveram a tradição por viagens. Por conta do bom relacionamento entre o técnico Vanderlei Luxemburgo e o empresário Sérgio Malucelli, dono do CT da SM Sports, de Londrina, o Flamengo decidiu treinar na cidade paranaense. Para viabilizar o projeto, foram agendados dois amistosos, e os dirigentes da equipe rubro-negra projetam até ter lucro com a empreitada.
\"O local tem todas as condições para trabalhar. É bem localizado e nos oferece uma condição de trabalho excelente. Meus inimigos acham que vim para cá porque sou amigo do Sergio (Malucelli, dono do local). Mas o Flamengo iria gastar 450 mil reais em São Paulo, e aqui vamos ganhar com receita dos jogos\", explicou Luxemburgo.
O Botafogo, por sua vez, tentou usar o destaque do atacante Loco Abreu para fechar uma lucrativa pré-temporada em Punta Del Este, no Uruguai. Porém, sem acerto, o time de Joel Santana ficará na Granja Comary, em Teresópolis. Situação semelhante foi enfrentada pelo Vasco, que não entrou em acordo com os representantes de Vitória (ES). A saída para o time foi usar a amizade entre o técnico Paulo César Gusmão e os responsáveis pelo Hotel Bourbon, em Atibaia, para conseguir um desconto e se refugiar no interior paulista.
Depois de ser campeão brasileiro, o Fluminense resolveu repetir a mesma estratégia de 2010 e, com isso, Muricy Ramalho e o restante do elenco ficarão confinados em um resort em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro.
Em São Paulo, o único time que decidiu mudar o esquema de pré-temporada foi o Palmeiras. Depois de dez anos com passagens por cidades como Atibaia e Jarinu, ambos no interior paulista, a equipe alviverde resolveu ficar no capital. O time irá treinar na Academia do Futebol e, no fim do dia, os jogadores ficarão concentrados em um hotel na capital. A decisão foi tomada, também, por motivos econômicos.
\"Essa ideia partiu do próprio Felipe [técnico Luiz Felipe Scolari]. Ele que veio com essa proposta, e achamos interessante, pois é mais econômico. O clube deve economizar mais de 50% treinando em São Paulo\", explicou Antônio Corcione, assessor especial da presidência.
Os rivais do Palmeiras mantiveram a tradição. São Paulo e Santos, com CTs bem equipados, treinarão em casa. O Corinthians, por sua vez, inaugurou no fim do ano passado um moderno centro de treinamentos, mas mesmo assim voltou a se refugiar em um SPA na cidade de Itu, também no interior paulista. Apesar de paz, os jogadores do time alvinegro tiveram de superar alguns contratempos, principalmente a falta de energia, provocada pelo excesso de chuvas no local.
Em Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético-MG aproveitarão a boa estrutura da Toca da Raposa II e da Cidade do Galo, respectivamente, para dar inícios aos trabalhos de 2011. Os times, no entanto, seguirão longe dos torcedores e deverão deixar suas bases apenas para a realização de amistosos.
\"Vamos realizar a pré-temporada aqui, não tem porque a gente sair do CT com toda esta estrutura que temos. É hora de aproveitar o melhor CT para fazer a nossa preparação\", explicou o diretor de futebol do Atlético, Eduardo Maluf.
Já a dupla Gre-Nal, depois dos problemas entre seus torcedores no ano passado, decidiu permanecer em Porto Alegre. No ano passado, Grêmio e Internacional receberam incentivos para treinar na Serra Gaúcha, mas o encontro entre as torcidas acabou atrapalhando os planos de reclusão e, em 2011, os dois times preferiram priorizar a parte tática aos possíveis benefícios financeiros que teriam.