Futebol

Grandes do Rio chegam no Brasileiro querendo ser protagonistas

Durante boa parte da década passada, o futebol carioca lutou para seguir entre os melhores. E não foi nada fácil. O drama de lutar contra o rebaixamento se fez rotineiro. Uma vaguinha na Libertadores já era um feito. Tempos difíceis que ficaram para trás. Nos últimos dois anos, os títulos brasileiros de Flamengo e Fluminense fizeram o Rio voltar a ser a referência nacional da bola. O pensamento mudou. Agora, os quatro clubes entram pensando em ser protagonistas, não mero coadjuvantes. Ao lado das belezas da cidade, o futebol voltou a ser motivo de orgulho.

Argumentos para isso não faltam. Além dos títulos da dupla FlaFlu, os craques das duas últimas edições desfilarão suas artes por aqui no Brasileiro – Diego Souza e Conca. O técnico que mais venceu a competição, hoje, comanda o time de maior torcida do Brasil. Com ele, a contratação mais badalada do ano no país puxa o bonde. E ainda tem um goleiro de Seleção Brasileira carregando a Estrela Solitária no peito. Há ou não enredo para acreditar que a taça poderá novamente ter como destino o Rio de Janeiro? E o pensamento de técnicos, jogadores e dirigentes de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco não é pequeno.Otítulo brasileiro é um objetivo para todos, pelo menos, inicialmente.

– Podemos ser os campeões. Faço parte de um clube que trabalha pelo sucesso. Eu tenho muita fé nesse título brasileiro – avisa o técnico Caio Junior, do Botafogo.

– É um campeonato que quase todos têm condições de ganhar. O Flamengo sempre entra para brigar, não é só pelo time, mas a camisa – acrescenta o meia Renato.

– Não saímos atrás por conta das mudanças. Temos uma equipe muito forte. É uma nova competição e somos os atuais campeões – lembra o atacante Rafael Moura.

– Este será o ano da virada para o Vasco. Estaremos em condições de brigar por conquistas – ressalta o presidente Roberto Dinamite.

Se algum time carioca levará a competição deste ano, só o tempo dirá. Mas a confiança está de volta. O Rio está forte nos gramados de novo. E do alto das belezas naturais da cidade, os quatro grandes terão a missão de manter a hegemonia.

ANÁLISE DOS QUATRO GRANDES

BOTAFOGO

O Botafogo sonha alto: quer o título brasileiro. Mas hoje está longe disso e no máximo brigará por uma vaga na Libertadores, com alguma dificuldade. A situação ainda pode mudar ao longo do campeonato, caso venhamreforços e não jogadores para compor elenco.

O técnico Caio Junior busca o time ideal e o grupo ainda não se adaptou completamente à nova filosofia de trabalho. Mesmo assim, acredito em um bom início de campeonato.

FLAMENGO

O Flamengo do primeiro semestre deu mostras do que pode apresentar no Campeonato Brasileiro. Com apenas uma derrota, o time não conseguiu fazer uma grande exibição sequer, mas também não foi dominado por ninguém.

Com certeza é uma equipe que vai dar trabalho. Mas para ser campeão, precisa que seu principal astro mostre o futebol que todos esperam. Ronaldinho vai ter de decidir mais jogos, se quiser o hepta.

FLUMINENSE

Pelo elenco que tem e por ser o atual campeão, o Fluminense é um fortíssimo candidato ao título. Tudo dependerá, porém, do tempo que o Tricolor levará para arrumar a casa. A chegada de Abel será determinante, mas e até lá? Serão pontos preciosos que o Tricolor não poderá desperdiçar, se quiser brigar pelo quarto título brasileiro. A maior impressão é a de que o maior adversário do Fluminense neste Brasileiro será ele mesmo.

VASCO

Diferentemente dos outros anos, o Vasco chega no Brasileiro com um elenco mais qualificado. Ricardo Gomes tem peças de reposição para quase todos os setores. Além disso, ele pode contar com a boa fase de jogadores importantes, como Dedé, Felipe e Eder Luis.

Ainda faltam alguns ajustes, principalmente na meia direita. Diego Souza ainda não brilhou. Bernardo entra bem, mas, quando titular, ainda mostra certa inexperiência.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance
  • Quinta-feira, 21/11/2024 às 20h00
    Vasco Vasco 0
    Internacional Internacional 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,98%)
Empates 17 (28,81%)
Derrotas 19 (32,20%)
Total 59
Gols
Marcados 75 (49,67%)
Sofrido 76 (50,33%)
Total 151
Saldo -1
Cartões
Amarelos 148 (91,93%)
Vermelhos 13 (8,07%)
Total 161