Futebol

Grandes estão elaborando um projeto para alterar o Carioca

O fracasso de público na Taça Guanabara – primeiro turno do Estadual do Rio – fez os quatro grandes clubes do estado se mexerem. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco elaboram um projeto para mudar a fórmula de disputa do torneio. O plano dos dirigentes é apresentar uma proposta à Federação para diminuir o número de times participantes, que atualmente são 16.

Segundo o jornal O Globo, o lucro na venda de ingressos rendeu apenas R$ 185 mil para o campeão Fluminense após nove jogos disputados. O presidente Peter Siemsen acredita que a Federação está receptiva à ideia de acabar com o excesso de times e tornar a competição mais atraente para os torcedores do Rio de Janeiro.

“Há um excesso de times que não têm o poder de contribuir economicamente para o campeonato. Por isso, o Carioca não é rentável. Os clubes grandes pagam para jogar e, no nosso entendimento, é preciso reduzir o número de clubes participantes. Conversamos, os quatro grandes, e vamos criar grupos de estudo para achar a solução e encaminhar à Federação”, prometeu o dirigente tricolor.

Siemsen reclama da estratégia dos times pequenos, que montam times de empresários somente para vender jogadores. Mesmo assim, têm a mesma exposição de patrocinadores e contribuem para a decadência técnica e econômica do Estadual do Rio. O presidente lembra que o Flu teve que pagar para jogar em quatro partidas da Taça Guanabara: contra Boavista, Duque de Caxias, Bangu e Vasco [primeira fase].

“Não há saída. É preciso diminuir a fase de grupos e valorizar as semifinais e finais. Sem as cotas de TV, estaríamos mortos”, completa o cartola. Apesar de valorizar a união dos times grandes do Rio no tema, Siemsen cutucou Maurício Assumpção, presidente do Botafogo, que administra o Engenhão.

“Não deveríamos pagar taxa para jogar no estádio se geramos receita para o concessionário levando torcida para o estádio, que come hambúrguer, paga estacionamento”, opinou o mandatário tricolor.

Fonte: UOL Esporte
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150