O confronto é decisivo para os objetivos dos dois clubes. O Grêmio inicia a rodada na quinta colocação, com 62 pontos, e ainda tem chances matemáticas de conquistar o título. O objetivo mais palpável, porém, é voltar ao G-4 e garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores – o Tricolor já está classificado para a fase preliminar do torneio continental.
O Vasco chega a Porto Alegre na luta para escapar do rebaixamento. O time cruzmaltino é o 16º colocado, com 42 pontos, apenas um acima do Bahia, primeiro time no Z-4, e busca uma vitória para depender apenas de si na última rodada. Se o Vasco vencer e o Tricolor Baiano perder para o América-MG, a equipe de Ramón Díaz pode se salvar já neste domingo.
Outro atrativo é a despedida de Luis Suárez. Com contrato até o fim do ano, o astro uruguaio fará sua última partida com a camisa do Grêmio na Arena. A torcida gremista prepara uma festa para se despedir do ídolo. Todos os ingressos estão esgotados, e a expectativa de público é de mais de 50 mil pessoas neste domingo.
Quem está fora: Felipe Carballo (suspenso); Felipe Scheibig, Geromel, João Pedro e Mila (lesionados).
Pendurados: Bruno Alves, Everton Galdino, Fábio, Ferreira, Gabriel Grando, Geromel, João Pedro, Kannemann, Luis Suárez, Mila e Nathan.
Vasco - técnico: Ramón Díaz
O Vasco terá um desfalque de peso contra o Grêmio: Gary Medel teve constatado edema na coxa direita e não viajou para Porto Alegre. Léo deve substituí-lo e formar dupla ao lado de Maicon, que volta após cumprir suspensão. Ramón Díaz faz mistério sobre a escalação e treinou o time de duas formas para o jogo deste domingo.
Uma possibilidade é voltar ao esquema com três zagueiros, já que o treinador contará com a volta de Maicon, Léo e Robson Bambu após os três cumprirem suspensão contra o Corinthians. O meio-campista Marlon Gomes também fica à disposição.
Provável escalação: Léo Jardim, Puma Rodríguez, Maicon, Léo, Lucas Piton, Zé Gabriel, Jair, Paulinho, Payet (Robson, Marlon Gomes ou Rossi), Pec e Vegetti.
Quem está fora: Gary Medel, Erick Marcus, Orellano e De Lucca (departamento médico).
Pendurados: Barros, Gabriel Pec, Léo Jardim, Praxedes, Puma Rodríguez, Rayan, Sebástian, Serginho, Zé Gabriel, Paulinho, Zé Vitor e Lucas Piton.
Arbitragem
Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)
Assistente 1: Bruno Boschilia (Fifa-PR)
Assistente 2: Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)
Quarto árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)