De um lado, um time cuja campanha vem surpreendendo a todos os seus críticos. Do outro, uma equipe louca para vencer um rival e provar que pode entrar na disputa pelo título. Dentro de campo, um duelo de categoria entre dois grandes apoiadores, Lucio Flavio e Morais. É com esse clima que Vasco e Botafogo fazem o primeiro clássico do Carioca 2008, neste sábado, às 18h10, sábado de carnaval, no Maracanã.
No lado alvinegro, a esperança é a de que Lucio Flavio e seus passes precisos façam um verdadeiro carnaval na defesa vascaína. Para o jogador, a vitória seria um presente de aniversário antecipado, já que ele completa 29 anos amanhã. "Seria muito bom ganhar este presente antecipado e acho que o Botafogo irá correr atrás disso. Também serviria para assegurar nossa classificação e deixar Cuca tranqüilo para fazer observações no time", afirmou.
No lado cruzmaltino, a busca é por reafirmação. Velho ídolo da torcida, Morais têm se mostrado bastante irregular neste início de temporada e precisa provar que ainda é aquele apoiador que já deu tantas alegrias ao Vasco. No último jogo, contra o Resende, ele chegou a mostrar lampejos de sua redenção, mas o clássico contra o Botafogo é a oportunidade ideal para fazer de vez as pazes com a torcida.
A excelente campanha do Botafogo o colocou sob o brilho dos holofotes. Ciente disso,o vascaíno Alfredo Sampaio, auxiliar-técnico de Romário, pregou equilíbrio, mas jogou a responsabilidade para cima do rival.
"Clássico não tem favorito, mas o Botafogo arrancou melhor no campeonato. Se vencermos, ganharemos muita moral para as próximas partidas", afirmou. Mas Cuca tratou logo de evitar o oba-oba em seu elenco.
"Há equilíbrio entre Vasco e Botafogo, é só ver as duas últimas partidas no Carioca. Há igualdade nos desempenhos. Em clássico, tudo se iguala, até porque os grupos dos dois se equivalem", garante.
Para os torcedores vascaínos e botafoguenses, uma coisa é certa: emoção não faltará para quem for ao Maracanã.
Vasco: Tiago, Wagner Diniz, Luizão, Jorge Luiz e Carlinhos; Jonílson, Beto, Leandro Bomfim e Morais; Alex Teixeira e Alan Kardec
Técnico: Alfredo Sampaio
Botafogo: Castilho, Alessandro, Ferrero, Renato Silva e Triguinho; Diguinho, Túlio, Zé Carlos e Lucio Flavio; Jorge Henrique e Wellington Paulista
Técnico: Cuca
Local: Maracanã
Horário: 18h10min
Árbitro: Péricles Bassols Cortez
Auxiliares: Wagner Santos e Jorge Luiz Campos Roxo
Observador: Jorge Fernando Rabello