A Taça Rio ainda está longe de conhecer seus semifinalistas. Todas as 12 equipes têm chances de classificação. Mas um fato curioso chama a atenção: a predominância dos times do Grupo B sobre os times do Grupo A.
No segundo turno do Campeonato Carioca, as equipes de uma chave enfrentam as da outra. Nesse confronto direto, as do Grupo B dão um banho. Em 23 jogos, foram 10 vitórias, contra seis do Grupo A. Aconteceram ainda sete empates.
A defasagem é tão grande que, faltando duas rodadas para terminar a primeira fase, o Vasco, que é o vice-lanterna no Grupo B, com cinco pontos e um jogo a menos, seria o vice-líder no Grupo A, com os mesmos pontos do Flamengo, mas com vantagem no saldo de gols (dois a zero). Enquanto isso, o Americano, líder do Grupo A, seria apenas a quarta colocada do Grupo B, com os mesmos sete pontos de Friburguense e América, mas com pior saldo.
E mais: os pontos dos três primeiros do Grupo B - Madureira com noves, Friburguense e América com sete - somados chegam a 23, marca próxima aos 25 de todos os times do Grupo A.
Além disso, a Portuguesa, que faz parte do Grupo A, estaria rebaixada se o Campeonato terminasse hoje, pois, no total de pontos, tem apenas cinco. O Nova Iguaçu, também integrante do grupo A, vem logo a seguir, com dez pontos.
Vale lembrar que a final da Taça Guanabara foi decidida entre duas equipes do grupo B, Botafogo e América, na qual o Glorioso saiu vitorioso com o placar de 3 a 1.