Almejando maior público, o Vasco trocou São Januário para o Maracanã e enfrenta o Guarani neste sábado, dia 19 de setembro, no Maior do Mundo. Mas a diretoria vascaína não deve ter olhado para o passado ao trocar o local. No estádio, o Bugre enfrentou o time carioca sete vezes e venceu todos.
Não é só no Maracanã que a equipe campineira tem bom retrospecto. No Rio de Janeiro, o Guarani jogou outras sete vezes, empatou quatro e perdeu três. Agora, a intenção é manter os números nestes favoráveis e uma vitória fará com que o time assuma a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, ultrapassando justamente o Vasco.
O primeiro confronto entre ambos no Maracanã foi em 1978 e o Guarani, que ao final do ano conquistaria o título Brasileiro, venceu por 2 a 1. O último duelo aconteceu em 87, novamente numa temporada que o Bugre chegaria a decisão da competição nacional. A vitória desta vez foi por 3 a 0.
Outra estatística que anima o torcedor bugrino é que desde 2002, o time não sabe o que é perder para o Vasco. A última derrota aconteceu no Brinco de Ouro da Princesa, no Campeonato Brasileiro, e de lá para cá foram cinco partidas com duas vitórias e três empates.