O volante Fredy Guarín está correndo contra o tempo para estar à disposição do técnico Abel Braga. O jogador vem fazendo treinamentos em dois turnos no CT do Almirante e há uma expectativa de reestreia pelo Vasco ainda no início da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, que começa em março.
O jogador se reapresentou em uma melhor forma física em relação ao ano passado, quando chegou a São Januário em setembro. Durante as férias, enquanto negociava, ele vinha realizando exercícios por conta própria, o que ajudou neste retorno.
"O atleta Guarín se apresentou na semana passada e nos surpreendeu pela forma que se encontrava, numa condição física que nos permitiu acelerar alguns processos no trabalho de recondicionamento físico e técnico. A partir daí traçamos um protocolo individual de trabalho, onde ele vem intercalando exercícios para melhorar os níveis de força, equilíbrio muscular e a capacidade cardiorespiratória. Ele tem participado nesse processo de treinamentos com o grupo de não-relacionados, já que a equipe principal tem viajado por um período longo", disse, ao UOL Esporte, Marcos Cezar, coordenador científico, que completou:
"Hoje (15) já participou com o grupo, mas tudo isso num processo que ainda demanda alguns cuidados, mas que faz parte da integração dele. Nossa perspectiva é que ele siga fazendo esse trabalho nos próximos dias. A integração total ao grupo principal vai depender da evolução dele nas próximas semanas"
A permanência de Guarín era uma das prioridades da diretoria vascaína para 2020. O jogador tinha um contrato de apenas três meses com o clube, que se encerrou em dezembro. Inicialmente, a intenção dele era ir para os Estados Unidos ao fim deste vínculo.
Porém a boa relação construída com a torcida e o fato de ter ficado encantado com o Rio de Janeiro mudaram os planos do colombiano, que assinou novo contrato, agora com duração de três anos.
"Eu não vou embora..." 🎧 pic.twitter.com/jiExp8uUHd
— Vasco (@VascodaGama) February 7, 2020
O Vasco anunciou o "fico" de Guarín no último dia 7. Assim como na primeira vez, o clube adotou um estilo descontraído e usou um funk. Depois do "Tipo Colômbia", nesta oportunidade a escolhida foi o "Eu não vou embora / Baile da Colômbia", de Anitta e MC G15:
A princípio, há a visão de que o zagueiro Leandro Castán, o volante Guarín e o atacante Germán Cano possam formar uma espécie de espinha dorsal de um Vasco que ainda busca evolução, após um começo abaixo do esperado e eliminação precoce na Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.