Se havia qualquer dúvida sobre o que Fredy Guarín apresentaria com a camisa do Vasco por causa do tempo sem jogar, só os dois primeiros jogos já foram suficientes para aumentar de vez confiança dos torcedores. Em poucos minutos, o volante colombiano mostrou experiência, toque de classe e uma calma incomum para se credenciar à busca por uma vaga no time titular.
Aos 33 anos, Guarín chegou ao Vasco em setembro depois de deixar o Shanghai Shenhua, da China, em julho, e empolgou os torcedores. O experiente volante, com passagens por Inter de Milão, Boca Juniors, Saint-Étienne e Porto, porém, não jogava desde o meio do ano e precisou recuperar o condicionamento físico antes de estrear.
Guarín foi relacionado pela primeira vez no clássico contra o Botafogo e entrou em campo aos 38 minutos do segundo tempo, com o Vasco vencendo por 2 a 1. Ali, ainda com menos ritmo, já mostrou força e muita calma para ganhar de adversários no corpo e dar toques de qualidade para sair jogando ou achar atacantes.
Em um de seus principais lances, inclusive, Guarín dominou, deu um quase-chapéu em dois defensores do Botafogo, parou, puxou a bola e achou Rossi, livre na área. O atacante tocou para Gabriel Pec ampliar a vantagem do Vasco, mas o auxiliar marcou, corretamente, posição irregular do garoto.
No último fim de semana, Guarín ganhou mais minutos. O volante entrou no intervalo da vitória por 1 a 0 sobre o Internacional e ajudou o Vasco a recuperar a posse de bola no meio de campo, que no primeiro tempo havia ficado com o adversário.
Desta vez durante 53 minutos, Guarín novamente distribuiu qualidade. O volante atuou recuado, ao lado de Richard e Bruno Gomes, mas não se furtou de idas ao ataque. Ganhou de adversários com o corpo, repetiu os toques de classe que tinha apresentado diante do Botafogo e ainda teve espaço para arriscar de fora da área, mas Guerrero foi mais rápido e recuperou a bola.
Depois dos dois primeiros jogos, Guarín terá uma semana para aprimorar ainda mais a sua condição física, que já melhorou desde quando ele foi contratado. O Vasco, após a vitória sobre o Internacional, treina quarta, quinta e sexta-feira para o jogo contra o Ceará, marcado para sábado.
Enquanto tenta chegar à forma ideal, Guarín ganha tempo e intimidade com o Vasco para se tornar um líder do meio de campo, assim como Fernando Miguel e Leandro Castán são exercem a função mais atrás.