Futebol

Guia da 5ª rodada: Saiba tudo de Vasco x Bahia e dicas no Cartola

Treinadores terão um mês para arrumar seus times. Ou para arruiná-los. Dirigentes poderão reforçar suas equipes. Ou destruí-las. Torcedores trocarão provocações diante de uma tabela que ficará estática. A rodada deste fim de semana, com complemento na quarta-feira, encerrará uma espécie de pré-Brasileirão, esse período anterior à parada de um mês para a disputa da Copa das Confederações. Até agora, não há avisos definitivos de quem é quem na disputa - e era previsível que fosse assim. Mas um punhado de bons jogos e o tradicional equilíbrio já dão a certeza de que o campeonato deixará saudade até ser retomado em julho.

Há um líder. Um grande líder. O Coritiba, com a vitória de 2 a 1 sobre o Fluminense nesta quinta-feira, foi a oito pontos. Está acima de um bloco de seis clubes com um ponto a menos. A nova sequência de jogos servirá para determinar se o Coxa seguirá na ponta nesse tempo todo de folga. E também para apontar quem terá que lidar com a assombração da zona de rebaixamento.

O sábado terá cinco partidas. No domingo, ocorrerão outras três. Mas atenção: uma deles, Atlético-MG x Grêmio, está intrometida no fim de semana. O jogo é atrasado da segunda rodada. Na quarta-feira, serão mais três confrontos, e aí o campeonato estará definitivamente estacionado: Santos x Atlético-MG, Grêmio x São Paulo e Portuguesa x Fluminense. O último é mais um da segunda rodada a ser recuperado agora.

VASCO X BAHIA

Não há dor que nunca acabe. O Brasileirão prometia um longo inverno aos torcedores de Vasco e Bahia, tão sofridos, tão desacreditados. Pois veio o campeonato, e os primeiros sinais, especialmente do lado baiano, indicam que a tempestade não é tão forte assim. O Tricolor faz bonita campanha. São duas vitórias seguidas, ambas expressivas, ambas longe de casa, sobre dois clubes que foram campeões estaduais sem sequer precisar disputar a final - Inter e Botafogo. O atacante Fernandão e o técnico Cristóvão Borges são os comandantes da reação de um time que parecia fadado ao rebaixamento. No Vasco, segue uma irregularidade perigosa, mas ao menos o time tem vencido em casa. São seis pontos em 12 disputados - o Bahia tem um a mais. Por tudo isso, o jogo deste sábado é dos mais interessantes da rodada. O vencedor terá um mês de paz pela frente - até o retorno do campeonato.

Cartola FC: Bahia é a equipe que mais faltas faz e mais cartões recebe, ainda assim, é a segunda que mais finalizações sofreu. Alisson (C$ 10,79) é uma boa opção, assim como Dakson (C$ 7,92), mas quem vai ser escalado?

Na TV: SporTV (menos para o RJ), com Luiz Carlos Jr. e Edinho.

Arbitragem: Marcelo Aparecido de Souza (SP), com Guilherme Dias Camilo (MG) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP).

Você sabia que... o último encontro entre Vasco e Bahia rendeu a demissão de Cristóvão Borges do time carioca? A partida terminou 4 a 0 para o Tricolor, que hoje é treinador justamente por Cristóvão.

Fonte: ge
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150