Em um dia como hoje, há 119 anos, nascia Cyro Aranha. O Presidente responsável por montar o lendário elenco do Expresso da Vitória.
Cyro também foi o pioneiro na criação do Departamento Infanto-Juvenil do Vasco. Faleceu em 1985, mas a sua histórica frase permanece viva até os dias de hoje: "Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal"
--
Em um dia como hoje, há 22 anos, o Vasco recebeu o Cruzeiro, em São Januário, para a primeira partida das oitavas de final da Copa Libertadores da América.
O então atual campeão, abriu o placar com Marcelo, de pênalti, aos 17 minutos da etapa inicial. O empate vascaíno veio após cruzamento de Felipe. O lateral cruzou e o pantera Donizete cabeceou na trave, mas no rebote o artilheiro Luizão se antecipou a Gottardo e enfiou a cabeça na bola, garantido a igualdade no marcador ainda aos 26 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa veio a virada. Após um bom contra ataque, Luizão tocou para Pedrinho que rolou para Donizete estufar as redes celeste aos 12 minutos da etapa final. Era a virada do Vasco que assim poderia jogar até pelo empate no Mineirão para garantir a vaga na próxima fase.
Ficha técnica da partida:
Vasco: Carlos Germano; Maricá (Vítor), Geder, Mauro Gaivão e Felipe; Nélson (Válber), Nasa, Vagner (Fabrício) e Pedrinho; Luizão e Donizete.
Técnico: Antônio Lopes.
Cruzeiro: Dida; Gustavo, Marcelo Paulista, Gottardo e Gilberto; Valdir, Ricardinho (Caio), Marcos Paulo e Elivélton (Alex Alves); Bentinho (Fábio Júnior) e Marcelo.
Técnico: Levir Culpi.
Juiz: Carlos Eugênio Simon.