Por volta das 19h de 21 de dezembro de 1997, mais de 90 mil pessoas explodiram de alegria dentro do estádio do Maracanã. Fora dele, outros milhões cantaram e se abraçaram em êxtase: era o terceiro título brasileiro da história do Vasco.
Após dois empates em 0 a 0, em jogos duríssimos contra o Palmeiras, o time de Edmundo, Juninho Pernambucano, Evair, Mauro Galvão, Odvan, Felipe e Pedrinho e outros craques entrou para a história do Gigante da Colina.
O primeiro lance de perigo foi do Vasco. Juninho foi à linha de fundo e rolou para Evair dentro da área. O camisa 9 soltou a bomba, mas mandou sobre o gol de Velloso. O Palmeiras, que contava com grandes jogadores como Alex, Euller, Junior e Viola, quase abriu o placar com o meia Zinho, que recebeu livre na grande área e chutou para fora.
No segundo tempo, os zagueiros Cleber e Roque Junior salvaram gol de Edmundo em cima da linha: após grande jogada do camisa 10 vascaíno, Velloso saiu para tentar fechar o ângulo, não achou nada, mas a bola não entrou.
Pela esquerda, o Palmeiras quase tirou o título de São Januário. Junior recebeu perto da linha de fundo e mesmo sem ângulo, chutou forte. Carlos Germano operou um milagre e colocou para escanteio. Pouco depois, Alex chutou da meia lua e o goleiro cruz-maltino fez mais uma defesa sensacional.
Nos minutos finais, Edmundo cobrou falta e Velloso fez grande defesa. Aos 45, o último suspiro de alívio dos vascaínos: Oseás cabeceou firme da entrada da pequena área e Carlos Germano operou mais um milagre, garantindo o repouso eterno da taça do Campeonato Brasileiro de 1997 em São Januário.
As comemorações pelos 15 anos do Tri não acabam por aqui. Na próxima quinta-feira (27/12), vai ar a segunda parte da VascoTV Especial em homenagem aos campeões do Brasileirão de 1997, às 18h, no Esporte Interativo.
Confira a primeira parte do especial em www.youtube.com/vasco
Elenco Tri-campeão brasileiro