Depois de garantir o sexto título de Campeão Rondoniense em 1998, o Ji-Paraná assegurou uma vaga na Copa do Brasil de 1999 e para surpresa do Galo da BR, enfrentaria o Vasco da Gama logo na primeira fase da competição. O time carioca havia sido campeão da Libertadores em 1998 e era comandado por Antônio Lopes e no elenco, nomes como Carlos Germano, Zé Maria e Juninho Pernambucano entrariam em campo para disputar o jogo.
No time de Rondônia, jogadores que fizeram história no futebol rondoniense estavam no elenco, como o zagueiro Silvão, que bateu a cobrança de falta e deixou a bola para Palmiro abrir o placar, logo aos sete minutos de jogo.
- O lance inesquecível aconteceu aos sete minutos de jogo. Saiu uma falta longe, bem no meio do campo e eu lembro até hoje que o Carlos Germano mandou abrir a barreira. Aí um amigo meu, Zé Carioca falou "Rapaz, ele mandou abrir, acho que ele não te conhece não." ai eu falei "Rapaz, vamo vê o que vamo arrumar pra ele aqui". E eu me lembro muito bem que eu peguei bem na bola e na hora que ela chegou na grande área, ela sofreu um desvio e ele fez uma grande defesa, mas, acabou sobrando no pé do Palmiro e ele fez o gol - disse Silvão.
Aos 18 do primeiro tempo, Felipe empatou e aos 32, o zagueiro Zé Carlos, do Ji-Paraná, marcou contra e ampliou o resultado a favor do Vasco. Fim do primeiro tempo e o time carioca saiu de campo com 2 gols no marcador e o time da casa, o Ji-Paraná, com apenas 1.
- Eu lembro que saiu outra falta, pelo lado esquerdo, do lado que eu batia, aí eu lembro que na hora que marcaram a falta, ele já levantou a mão e gritava "cinco, cinco", aí o Zé Carioca chegou perto de mim e falou "Olha lá, ele tá com medo". Esse foi um lance emocionante, porque um goleiro da grandeza dele né?! - disse o zagueiro Silvão.
No segundo tempo de jogo, Mauro Galvão fez o terceiro e na sequência, Guilherme Alves fez o quarto para o Vasco. Quase no fim do jogo, aos 90 minutos, Dudu avança e amplia para o Ji-Paraná, fazendo o segundo do time na partida. Placar final: 4 a 2 para o Vasco da Gama e com a derrota, o Galo da BR não conseguiu avançar à segunda fase da Copa do Brasil.