No dia 7 de abril de 1929, o Vasco estreava no campeonato carioca de 1929 (AMEA) com uma goleada impiedosa sobre o Bangu – a maior imposta sobre o clube da zona oeste. Foi apenas a 1ª das 15 vitórias conquistadas por aquela equipe, que perdeu apenas 1 dos 23 jogos que disputou. O Vasco acabou se sagrando campeão naquele ano em uma melhor de três contra o America Foot-Ball Club, após dois empates (0 X 0 e 1 X 1) e uma espetacular vitória de 5 a 0 no terceiro e último jogo realizado no dia 24/11/1929.
A capa do jornal “O Globo” do dia seguinte, destacava as estreias vencedoras daquele certame:
“As primeiras victorias do campeonato couberam ao América, Andarahy, Vasco da Gama e Botafogo”
Os gols deste jogo foram marcados por Russinho(5), Santana, Fausto, Mário Matos e Espanhol.
Assim descreveu a estréia cruzmaltina o jornal “O Globo” do dia seguinte:
“O Vasco vencendo o Bangu, obteve a maior contagem do dia
Vencendo a poeira asphixiante das ruas que circundam o magestoso estadium de São Januário, uma assistencia bem maior na parte das geraes e no privativo social, que mesmo nas archibancadas, assistiu ao jogo official de campeonato entre as representações do Vasco da Gama local e do Bangu, o sempre temido conjunto suburbano.”
A curiosidade fica pelo pontapé inicial da segunda etapa, que deveria ser realizado pelos banguenses, mas acabou sendo feito novamente pelo Vasco. Neste momento o Vasco já vencia a peleja por 5 x 0.
O jornal cita o fato com bom humor:
“O periodo final que devia ser iniciado pelos alvi-rubros, foi, porém, pelos vascaínos. É que aquelles, talvez por cansaço de tantas saídas, concederam novo kick-off a Moacyr…”
Outras vitórias do Vasco em 7 de abril:
Vasco 2 x 1 São Paulo (Taça Rio-SP 1965)
Vasco 3 x 2 Madureira (Carioca 1996)
Vasco 3 x 0 Friburguense (Carioca 1998)
Vasco 5 x 1 Bangu (Taça Rio-SP 2002)
Vasco 2 x 1 Friburguense (Carioca 2013)