Rua Figueira de Melo, São Cristóvão, Zona Central do Rio de Janeiro. Terra historicamente povoada por portugueses.
O local, que hoje é conhecido com o ‘berço’ de Ronaldo Fenômeno, foi também o palco da primeira vitória da história do futebol do Vasco.
Com arquibancadas de madeira e um campo mais de terra do que de grama, o estádio recebia também um de seu primeiros jogos, após sua inauguração em abril de 1916.
Naquele 29 de outubro daquele ano, o ‘team’ vascaíno adentrou ao gramado para enfrentar o Ríver F.C, do bairro da Piedade. Comandados pelo ‘center-half’ Cândido Almeida, autor do ‘goal’ da vitória, os Cruz-Maltinos encerraram a sequência de oito derrotas e pela primeira vez viram sua torcida comemorar a vitória em um ‘match’ de ‘football’.
Mesmo sem ‘cracks’, aquele ‘scratch’ cruz-maltino iniciou uma contagem que atualmente já está em 2.976 vitórias em exatos 98 anos. Ao soar o apito final do ‘refeere’, o meritíssimo Horácio Salema Ribeiro, São Cristóvão vivenciou a primeira festa vascaína no esporte bretão.
Pode se dizer que o Vasco debutou naquela tarde, no Estádio Figueira de Melo, aos olhos dos adversários e do público.
Essa foi a única do Vasco em seu primeiro ano com o futebol em seu quadro de desportos. Porém, o número de sócios aumentou consideravelmente após o primeiro triunfo, fortalecendo também o remo. Apenas sete anos depois, o Gigante estaria consolidado não só na elite do Campeonato Carioca, como também já com a faixa de campeão estadual.
FICHA DO JOGO
RIVER 1 X 2 VASCO DA GAMA (RJ)
Data: 29/10/1916
Terceira Divisão Metropolitana – LMSA
Local: Estádio da Rua Figueira de Melo / Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Horácio Salema Ribeiro
Gols: Alberto Costa Júnior, Rocha II (Ríver) e Cândido Almeida
VASCO DA GAMA: Ary Correia, Jaime Guedes e Augusto Azevedo; Victorino Rezende, João Lamego e Manuel Baptista; Bernardino Rodrigues, Adão Antonio Brandão, Joaquim de Oliveira, Alberto Costa Júnior e Cândido Almeida