Depois de vitórias consecutivas nas duas primeiras partidas da Liga Nacional, o Vasco/FAB acabou sendo derrotado pela equipe de UNC/Concórdia (SC), na manhã deste sábado (12/09). Com o placar de 23 a 19, jogando em casa, no Ginásio Brigadeiro Newton Braga, na Ilha do Governador, o Gigante da Colina lutou, mas acabou sendo prejudicado por alguns erros de arbitragem. Além disto, a goleira adversária saiu do jogo como a melhor em campo. Ruy Sanches, treinador vascaíno, comentou sobre o duelo.
- Fizemos uma partida boa, criamos muitas oportunidades. A goleira delas sai hoje como a melhor jogadora em quadra, realmente foi um grande destaque, pegou muitas bolas e acabou fazendo a diferença. Infelizmente, a arbitragem não teve um bom dia hoje. Nós tivemos, pelo menos, quatro gols anulados em situações claras de erros dos árbitros. Também não mantiveram o mesmo critério contra a gente. Temos a certeza que fizemos uma grande partida. Poderíamos até ter feito mais, com certeza. Mas, quando você faz um jogo em que a goleira adversária sai como a melhor em quadra, pode ter certeza de que fez uma boa exibição. Hoje não deu, mas nós estamos mostrando que o Vasco/FAB veio para esta competição para ser campeão - afirmou o comandante.
Além da arqueira, a defesa do clube adversário se manteve sólida durante o confronto, forçando alguns erros ofensivos das jogadoras cruzmaltinas. Pequenos deslizes defensivos que não costumam ocorrer também puderam ser observados. O contra-ataque, grande arma das meninas de São Januário, principalmente com Erika, foi neutralizado pelo setor defensivo do time rival. Ruy afirma que todos as falhas foram analisados e serão estudadas para que não ocorram no próximo jogo.
- Vamos fazer um planejamento agora. Já temos o scout montado dos nossos erros e dos nossos acertos. Vamos tentar corrigir o que deu errado e ir bem preparado para São Paulo para voltarmos com duas vitórias. Jogaremos amanhã pelo Estadual, treinamos nas próximas segunda e terça, e viajamos na quarta. Mas já conhecemos o time da Metodista/São Bernardo, que é a atual campeã da Liga Nacional, e depois ainda enfrentamos o Pinheiros no sábado. São dois jogos dificílimos, mas sabemos exatamente o que temos que trabalhar esta semana para enfrentar estas equipes - completou Ruy.
As atletas do Vasco/FAB não terão descanso na busca pelos seus objetivos. Neste domingo (13/09), as cruzmaltinas já voltam suas atenções para o Campeonato Carioca às 11h30. O jogo será contra o time de Nilópolis, no Ginásio Antônio da Silva, em Nova Iguaçu. Este será o terceiro duelo da equipe na competição estadual. Nos dois primeiros jogos, vitória vascaína. Devido à disputa da Copa Brasil e da Liga Nacional, as partidas do Vasco da Gama no torneio carioca foram adiadas.