Paris Saint-Germain, Alavés, Al-Gharafa e agora Vasco da Gama. Nenê colocou o clube da Colina na pequena lista de camisas com a qual marcou um hat-trick na carreira. Os três gols diante do Sampaio Corrêa, na vitória vascaína por 4 a 0, na estreia no Brasileirão da Série B, serviram como cartão de visitas de respeito para quem foi eleito o craque do Carioca e surge como favorito para repetir o feito na Segunda Divisão. De quebra, deu assistência para o gol de Riascos para não perder o hábito - foi a nona na temporada.
O feito em gramados maranhenses é raro na carreira do camisa 10 vascaíno e não acontecia desde 2013. Na ocasião, com a camisa do Al-Gharafa, Nenê balançou três vezes as redes do Umm-Salal. Foram muitas as vezes em que o meia-atacante bateu na trave, em 17 partidas em sua história ele fez dois gols, mas hat-tricks só se repetiram em outras duas oportunidades.
Em 2012, quando defendia o PSG, Nenê fez três gols no Rennes e sete anos anos antes, em 2005, a vítima foi Getafe, atuando pelo Alavés, da Espanha. A grande exibição contra o Sampaio Corrêa faz crescer ainda mais uma idolatria justificada nos números de sua passagem por São Januário. Em 44 jogos, ele participou diretamente de 34 gols: marcando 19 e dando passe para outros 15.
Tanta eficiência fez com Jorginho se derramasse em elogios ao seu principal jogador:
- Nenê está nesse nível técnico altíssimo desde o ano passado. Foi desejado por algumas equipes, é um meia-atacante que está mesmo em falta no Brasil e ficamos felizes por contar com ele para a temporada.
Ainda no gramado do Castelão, Nenê comemorou o feito e a boa vitória na estreia vascaína na Série B. Com o resultado, já são 27 jogos do time invicto:
- Quase não faço três gols na mesma partida. É a primeira vez aqui no Vasco. Tenho que aproveitar. Sabíamos da dificuldade da estreia. Então, é importante começar com uma vitória dessas. Realmente, aumenta a confiança para nossa caminhada. Começamos com o pé esquerdo, no meu caso (risos). Fui feliz por fazer gols. Nossa qualidade técnica sobressaiu.
De volta ao Rio de Janeiro, o elenco do Vasco folga neste domingo e se reapresenta segunda-feira, em São Januário. Quarta, o Vasco recebe o CRB, às 19h30 (de Brasília), pela partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil. O próximo compromisso pela Série B está marcado para sábado, em casa, diante do Tupi.