Coordenador executivo geral das seleções masculinas do Brasil, Rodrigo Caetano explicou por que o Campeonato Brasileiro será paralisado durante a Copa América de 2024. Ao lado de Dorival Júnior, que convocou a Seleção Brasileira para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, o dirigente ressaltou o esforço feito pela diretoria de competições da CBF, mas ponderou que “existe o possível e o viável”.
“A CBF já se manifestou oficialmente. É um assunto relacionado à diretoria de competições, mas faço uma consideração. Até pouco tempo atrás estava em clube, e quando estamos em clubes, temos, por natureza, uma visão visando o benefício do clube. É legítimo, mas existe o ideal e o possível. Temos uma limitação absurda em relação às datas”, afirmou Rodrigo Caetano, que deixou o cargo de diretor de futebol do Atlético neste ano para assumir a função na CBF.
“Todos sabem como é montado o calendário, com prioridade para Fifa, Conmebol e CBF. Faltam dias no ano para contemplar tudo isso. Todo o possível, nosso diretor de competições fará e fez. São limitações que fogem da CBF”, seguiu.
Rodrigo Caetano ainda afirmou que não acredita que o fato da Seleção Brasileira desfalcar equipes brasileiras durante a temporada resulte em uma “antipatia” do torcedor. Além disso, o dirigente completou lembrando os recentes avanços do calendário do futebol brasileiro.
“Não vejo como conflito (entre Seleção e clubes por conta dos desfalques). A Seleção não será conflitante aos clubes, muito menos às competições. Vale ressaltar que, há pouco tempo, a gente sempre reivindicou a parada. Já avançamos e muito neste sentido’, finalizou.