Em email enviado ao SuperVasco, Hércules Santana, Presidente do Conselho Fiscal do Vasco, solicita, \"em nome do sagrado direito ao Contraditório, venho pela presente requerer a publicação de minha resposta a matéria abaixo.
A matéria em questão traz Nelson Rocha comentando entrega de documentos ao Conselho Fiscal:
\"Em face das descabidas declarações transcritas de entrevista do Sr. Nelson Rocha, vice-presidente do Departamento de Finanças do Club de Regatas Vasco da Gama, publicadas no site Netvasco em 21/03/2011, neste endereço eletrônico venho pela presente repudiar o inteiro teor das citadas declarações, que revelam um injustificado desconhecimento do Estatuto do Clube, em especial, no que diz respeito às competências e atribuições do Presidente do Clube, do Departamento de Finanças e do Conselho Fiscal.
Determina o Inciso IX, do Artigo 99, do Estatuto que o Presidente do Clube deva: Apor em faturas, ou qualquer outro documento indicativo de despesas, o PAGUE-SE indispensável para que seja efetuado o pagamento.
Todos esses documentos contábeis devem também receber um visto do Vice-Presidente do Departamento de Finanças e dos três Membros Efetivos do Conselho Fiscal.
Como poderá o Conselho Fiscal cumprir essa rotina se não tiver o livre acesso a TODOS os documentos contábeis?
A Diretoria Administrativa não faz nenhum favor, pelo contrário é obrigada a enviar os Balancetes mensais, devidamente acompanhados de toda documentação contábil ao Conselho Fiscal, para que esse Poder possa exercer plenamente a sua função fiscalizadora.
Declarações como: Obviamente que eu não vou ficar disponibilizando a documentação toda, são na verdade a confissão da falta de transparência para com o Conselho Fiscal, por parte desta administração, que através do vice-presidente de finanças, impede o conselho de exercer plenamente a sua função fiscalizadora.
Em outra declaração do referido vice-presidente publicada no site Netvasco
em 15/03/2011, neste endereço eletrônico (http://www.supervasco.com/noticias/nelson-rocha-revela-quanto-a-atual-gestao-ja-pagou-de-dividas-93318.html), ele afirma que a atual administração já pagou R$ 115 milhões de dívidas do clube.
Essa declaração só merecerá a devida credibilidade se for apresentada, pelo vice-presidente em questão, uma planilha com essa prestação de contas, cuja consistência venha a ser atestada pelo Conselho Fiscal e que demonstre com clareza, a quem, como e quando, fez esses pagamentos de dívidas, que totalizariam R$ 115 milhões.
Pelas recorrentes declarações que afrontam o Estatuto do Clube e o Conselho Fiscal, esse senhor se desqualifica para continuar no exercício cargo de vice-presidente de finanças.
Rio de Janeiro, 22 de Março de 2011.
Hercules Figueiredo SantAna
Presidente do Conselho Fiscal do
Club de Regatas Vasco da Gama\"