São apenas dez rodadas, mas a campanha do Vasco no Campeonato Brasileiro ligou o sinal de alerta. Após dois anos na Série B, brigar para não cair era algo que o torcedor vascaíno sequer cogitava com a chegada da 777 Partners. Mas há motivos para alarde ou ainda é muito cedo? O histórico mostra que há, sim, razões para se preocupar.
Na história dos pontos corridos, 50% dos clubes que terminaram a décima rodada com apenas seis pontos caíram. E quase todos passaram sufoco até o fim. O único que conseguiu escapar com tranquilidade foi o Fortaleza, de Vojvoda, que fechou o Brasileirão do ano passado na oitava colocação, classificado para Libertadores, após largar muito mal.
América-MG (2011), Atlético-GO (2017), CSA (2019) e Grêmio (2021) tinham os mesmos 6 pontos do Vasco após dez rodadas e foram rebaixados para a Série B.
Por outro lado, além do Fortaleza, outros times conseguiram reverter a situação e escapar da degola. Casos de Náutico (2007), Fluminense (2008) e Flamengo (2013). Os três, no entanto, terminaram o Campeonato Brasileiro próximos à zona de rebaixamento.
Apesar do início desastroso no Campeonato Brasileiro, com apenas uma vitória em dez jogos, o Vasco entende que há margem para evolução e aposta na janela de transferências, que ficará aberta entre 3 de julho e 2 de agosto, para reforçar e qualificar seu elenco.
O departamento de futebol já identificou as carências do elenco e acredita que vai conseguir contratar jogadores que cheguem para resolver os problemas do time.