Uma vitória sobre a Ponte Preta, quinta-feira, em São Januário, pode levar o Vasco a ganhar mais uma posição no Campeonato Brasileiro. Isso seria possível com um tropeço do Grêmio diante do Cruzeiro, quarta-feira, na capital gaúcha. Além disso, o time pode igualar os mesmos 35 pontos do Santos, caso este perca para o Atlético Paranaense, em Curitiba. A vice-liderança, porém, é mais difícil de ser alcançada pela diferença de 11 gols de saldo entre as equipes. Mas, independentemente da posição que alcançar, os três pontos contra a Macaca são muito importantes para o time cruzmaltino brigar pela ponta.
Embalado pelo ótimo resultado obtido no Beira-Rio, contra o Internacional, a próxima partida é fundamental para as pretensões do Vasco na briga pelo título nacional. Afinal, o time cruzmaltino terá uma série de quatro jogos seguidos no Rio (Ponte Preta, Fluminense, Grêmio e Goiás). Como a Ponte não faz uma boa campanha e é apenas a 16ª colocado na tabela, o jogo pode ser visto como uma grande oportunidade de o Vasco se aproximar, ainda mais, dos líderes da competição.
Mas além de ratificar a presença no pelotão de elite do Brasileiro, há um ingrediente a mais para essa partida. Desde a Copa João Havelange de 2000, o Vasco não conquista quatro vitórias consecutivas em campeonatos brasileiros. Para conseguir o feito, o treinador Renato Gaúcho convocou a torcida, que considera muito importante para o Vasco melhorar seu retrospecto, em São Januário. \"Peço aos torcedores que compareçam em massa. O apoio deles é fundamental para nos mantermos na zona da Libertadores\", afirmou.