Federação Boliviana ainda não anunciou oficialmente o que fará a respeito do Real Potosí x Sport Boys, mas hoje enviou ofício à Conmebol confirmando a ordem das equipes classificadas à Libertadores e Sul-Americana, o que indica que não deverá mudar a classificação.
Novo capítulo da novela: o Tribunal de Justiça Desportiva da Bolívia decidiu pela DESFILIAÇÃO do Sport Boys como punição pelo não comparecimento, o que implica no seu rebaixamento automático e suspensão do clube por cinco anos.
Não está muito claro, ainda, se isso afeta a classificação do campeonato ou não. O artigo é vago quanto a esse aspecto e a decisão do TJD não ajuda a esclarecer. Tem que ver que interpretação dão para o "marginado".
Basicamente, a questão pendente é: a exclusão do Sport Boys implica apenas no seu rebaixamento automático ou no seu "sumiço" da tabela do campeonato de 2019? Porque, se for essa última hipótese, altera tudo, inclusive o Apertura, finalizado sete meses atrás.
Se o Sport Boys for excluído do campeonato, essas são as perdas de pontos no ano:
Always Ready -10
Aurora -1
Blooming -9
Bolívar -12
Guabirá -5
Destroyers -6
J. Wilstermann -12
Nacional Potosí -5
Oriente Petrolero -9
Real Potosí -4
Royal Pari -3
San José -10
The Strongest -7
Se o Sport Boys for excluído do campeonato:
Bolívar ainda venceria o Apertura (em vez de 5 pontos de vantagem sobre o vice, teria 3)
Jorge Wilstermann não seria mais campeão do Clausura (empataria em pontos com o Strongest e haveria jogo extra pelo título)
Se o Sport Boys for excluído do campeonato:
LIBERTADORES por não sabermos o campeão do Clausura, seguimos sem saber quem é o Bolívia 2 (e o Bolívia 3).
Bolívia 4 deixa de ser o San José e passa a ser o Nacional Potosí.
Se o Sport Boys for excluído do campeonato:
SUL-AMERICANA
Bolívia 1 passa a ser o San José, "caindo" para a vaga que era do Nacional Potosí.
Blooming ainda é Bolívia 2
Always Ready e Oriente Petrolero INVERTEM POSIÇÕES.
Always Ready vira Bolívia 4, o adversário do Vasco.
Tudo isso depende da resposta que a Federação Boliviana dará a essa inquietude.
Importante: o pedido do Strongest se baseava no artigo 40 do código disciplinar do futebol boliviano, que prevê rebaixamento, exclusão e diz textualmente que os jogos são anulados. A decisão do TJD se baseia no artigo 48 do regulamento do campeonato, que é outro documento.
O artigo 48 do regulamento prevê desfiliação e diz que o clube ficará "marginado" da competição. Ele não diz claramente que os jogos serão anulados, ao contrário do artigo 40 do código disciplinar, e tudo depende da interpretação que darão a esse "marginado".
Como viemos alertando desde o fim de semana, tudo é propositalmente vago para decidirem o que bem entenderem. É provável que a Federação, agora que já mandou a lista para a Conmebol, não queira se complicar e deixe por isso mesmo. Exclua sem anular. Mas não há posição oficial.